Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dor na mama: Como lidar?

Pontos-chave:

  1. Curva de aprendizado na amamentação: Amamentar é uma experiência nova que requer prática, técnica e paciência. O desconforto inicial é normal, mas melhora com o tempo.
  2. Abordando a dor e o desconforto: Pode surgir dor inicial, mas ela deve diminuir após uma pega correta em 30-60 segundos. Dor não relacionada à pega pode indicar problemas como mastite ou infecção por fungos.
  3. Prevenindo dor e infecções: Descanso, higiene, secagem adequada e evitar ductos entupidos podem ajudar. Aplique compressas frias ou quentes, experimente diferentes posições e busque ajuda médica se a dor persistir.

    Amamentar pela primeira vez é algo totalmente novo! É uma experiência que requer prática e técnica, paciência e perseverança. Além disso, embora seja completamente natural, isso não significa que seja “natural” para todos – requer aprendizado tanto para você quanto para seu bebê. É tão novo e diferente que você pode sentir algum desconforto e sensações estranhas no início. Não se preocupe, isso é completamente normal. Com o tempo, você notará que fica mais fácil. No começo, ao iniciar a amamentação, você pode sentir cólicas no baixo abdômen; isso se deve principalmente à contração do útero à medida que ele volta ao tamanho normal. Agora, mesmo que esteja ciente de que a amamentação pode causar dor, você não deve sentir dor após 30 a 60 segundos, desde que seu bebê mame corretamente. Se continuar sentindo dor após um minuto, interrompa a amamentação por um momento e mude a posição do bebê. Lembre-se de esperar até que ele pare de sugar antes de retirá-lo do seu seio. Não se esqueça de passar suavemente os dedos sobre as gengivas dele para que ele solte seu mamilo. Dessa forma, você pode evitar dor e mamilos doloridos. Ao mudar a posição do bebê, certifique-se de que a aréola esteja completamente em sua boca e que ele não esteja apenas segurando o mamilo, pois isso pode causar muita dor.

    Agora, se você sentir dor no peito por qualquer outro motivo além da pega do bebê, pode ser devido às seguintes causas:
    · Mastite: uma infecção que se apresenta com sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre e fadiga, além de calafrios esporádicos e inflamação, partes do corpo vermelhas e inchadas, e áreas do peito quentes, duras ou sensíveis.
    · Infecção por fungos: sensação de queimação ou dor profunda nos seios ou mamilos que aumenta durante ou após a lactação e que não para após mudar a posição da alimentação do bebê.

    O que você pode fazer para prevenir dor e infecção?
    · Tente descansar. O cansaço diminui o sistema imunológico e pode torná-la mais propensa a infecções.
    · Evite lavar os mamilos com sabão. O corpo é autolubrificante e não há necessidade de sabão, apenas enxágue com água.
    · Após o banho, seque os seios suavemente, dando tapinhas em vez de esfregar a toalha neles.
    · Deixe os seios secarem completamente após a amamentação.
    · Não deixe seus ductos de leite entupirem. Se estiver com dor, você pode remover cuidadosamente um pouco de leite com a mão ou usando uma bomba de leite para remover o leite adicional.
    · Coloque toalhas frias ou uma bolsa de gelo no peito para ajudar a reduzir o inchaço.
    · Tome um banho quente ou coloque uma toalha quente sobre o peito antes de amamentar.
    · Experimente diferentes posições de amamentação, dessa forma você pode estimular todo o seio e encontrar a posição mais confortável para você.

    O que você pode fazer para aliviar a dor?
    · Tome um banho quente, use toalhas quentes e massageie o peito afetado com movimentos firmes em direção ao mamilo. Isso pode ser feito enquanto você aplica calor ou durante a amamentação. Depois disso, recomendamos a amamentação.
    · Você também pode aplicar uma toalha fria ou uma bolsa de gelo no peito afetado para reduzir o inchaço.
    · Finalmente, tome ibuprofeno para reduzir a inflamação e a dor, apenas tenha cuidado para não exceder a dose sugerida. Se a dor persistir, entre em contato com seu médico.

X
Nestlé banner webp

Artigos Relacionados