Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como cuidar da minha saúde mental como mãe

saúde mental

Pontos chave:

  1. Pratique o exercício de respiração 4:7:8 para acalmar o corpo e a mente.
  2. Mantenha-se consciente focando no momento presente, especialmente na natureza.
  3. Cerque-se de pessoas que te animem e sejam positivas, estabelecendo limites quando necessário.
  4. Cultive uma mentalidade positiva praticando a gratidão e evitando pensamentos negativos.

Hoje falaremos sobre algumas maneiras simples e eficazes para cuidar da sua saúde mental, fazendo com que sua mente fique mais leve. Continue a leitura!

Dicas para cuidar da sua saúde mental

1. Respire fundo!

Especialistas descobriram que o exercício de respiração 4:7:8 realmente funciona para acalmar nossos corpos. Você inspira silenciosamente pelo nariz contando até 4, depois segura a respiração contando até 7 e, por último, expira pela boca contando até 8. Seguir esse tempo é importante, e os segundos extras valem a pena! Ajude seu corpo a se regular para que você possa enfrentar os desafios do seu dia a dia com a mente mais limpa. Dica bônus: eu gosto de visualizar cores junto com as minhas respirações – eu respiro as cores que representam meus anseios (por exemplo, rosa para positividade, verde para energia, azul para calma, etc.) e expiro cores que representam aquilo do qual quero me libertar (por exemplo, vermelho para negatividade, e assim por diante).

2. Pratique a presença

É fácil se perder na desordem e no caos do mundo de hoje. Às vezes, a melhor coisa a se fazer para cuidar da sua saúde mental é focar no aqui e agora. Meu lugar favorito para praticar a presença é em meio à natureza. Saia e sintonize seus sentidos – o que você vê, cheira, saboreia, ouve e sente? A natureza é considerada um ambiente sensorial perfeito para todos nós; é muito mais difícil para nós (e para as crianças também!) ficarmos sobrecarregados ou desanimados ao ar livre.

X
banner kinedu saúde

3. Cerque-se de boas companhias

É muito importante para nossa saúde mental nos cercarmos de pessoas que nos colocam para cima. Seja por meio de um telefonema, de um encontro com uma amiga ou amigo que também é mãe ou pai, ou ainda de uma aula de ginástica com seu instrutor favorito – escolha passar mais tempo com as pessoas que melhoram seu estado de espírito. E se há pessoas em sua vida que tendem a piorá-lo, não há problema em estabelecer limites e criar alguma distância. Lembre-se de que é muito mais fácil ajudar os outros quando ajudamos a nós mesmos primeiro!

4. Pratique a positividade

Podemos treinar nossas mentes para pensar de maneira mais positiva simplesmente praticando! Quando você sentir que está entrando em um pensamento negativo, tente detê-lo e mudar sua direção. Um simples pensamento positivo faz uma enorme diferença para ajudar nossas mentes a permanecerem fortes, longe do clima pesado. Minha maneira de mudar de direção é trabalhar minha gratidão quando eu sinto que estou caindo em pensamentos negativos. Focar em todas as coisas incríveis da minha vida pelas quais sou grata é algo que levanta meu ânimo!

5. Explore a conexão mente-corpo

Temos muito mais facilidade em manter nossas mentes fortes quando fazemos o mesmo pelos nossos corpos. Descubra o que faz com que você se sinta forte e coloque em prática! Eu adoro praticar Yoga e beber suco verde, então essas são coisas que tento fazer diariamente. Eu também adoro usar jeans e arrumar meu cabelo, então tento fazer isso diariamente. Se você gosta de correr, faça isso diariamente. Se colocar maquiagem faz você se sentir como a Mulher-Maravilha, faça-o diariamente. Você sabe o que faz você se sentir incrível, agora é só priorizar!

Gostou das nossas dicas sobre saúde mental? Explore nosso Catálogo e encontre centenas de outros artigos como este!


Molly Dresner é patologista e terapeuta da linguagem com base em Nova York. Ela recentemente publicou seu livro “The Speech Teacher’s Handbook”, um guia interessante com dicas práticas e atividades simples para os pais ajudarem seus filhos.

Artigos Relacionados

8 respostas

    1. Olá, Luana! Ficamos felizes em saber que você gostou das nossas dicas para cuidar da saúde mental. Obrigado pelo seu comentário! 🥰

    1. Olá, Francismary! Ficamos felizes que tenha gostado das nossas dicas. Obrigado pelo comentário! ❤️✨

  1. Confesso que abri a matéria já pensando que veria mais do mesmo, mas me surpreendi. Achei a matéria bem estruturada, objetiva e bem usual.

    1. Olá, Ana Paula! Ficamos muito felizes que tenha gostado do nosso artigo. Obrigado pelo comentário! 🥰✨

  2. Em meio a bagunça que a nossa vida virou na pandemia, cheguei num ponto crítico e precisei muito de ajuda que recebi (recebo) do esposo, familiares, e na terapia. Fiquei imensamente feliz em ver essa matéria, pois fez muito sentido pra mim em meio a tudo que estou vivendo e praticando para cuidar da minha saúde mental! Parabéns Kinedu pelo excelente conteúdo. Vocês são nota 10!!!

    1. Olá Jéssica! Ficamos muito felizes de saber que você gosta do nosso conteúdo. Cuidar da saúde mental é fundamental mesmo 🥰✨, em todos os momentos da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.