Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Resumo dos marcos: 10 meses

Aos 10 meses, você começará a notar um bebê muito mais ativo e expressivo. O bebê que costumava brincar parado no mesmo lugar, recebendo com alegria os brinquedos e objetos que você oferecia, agora está se movimentando um pouco mais e começando a dirigir as brincadeiras.

Série de balbucios

Nesta fase, muitos bebês dizem sua primeira palavra, embora nem sempre intencionalmente. Você pode esperar ouvir seu filho dizer algo como ma-ma ou pa-pa. Mesmo que você não ouça a primeira palavra neste mês, pode esperar que ele se comunique por meio de gestos como acenar ou apontar. Dito isso, outro marco divertido é que ele começará a imitar os gestos que vê, portanto, certifique-se de usar muitos gestos e expressões faciais ao se comunicar com ele. Dê a seu filho a oportunidade de escolher entre dois objetos para praticar o ato de apontar e usar expressões não verbais, como nesta atividade.

Uma variedade de movimentos

Seu desenvolvimento motor também os leva a outros lugares. No entanto, é importante ter em mente que o que um bebê de 10 meses consegue fazer em nível de coordenação motora grossa pode ser muito diferente do que outro bebê de 10 meses consegue. Enquanto alguns começam a engatinhar, outros engatinham avidamente e outros estão ansiosos para andar. Isso pode causar ansiedade para alguns pais que comparam seu bebê com outro da mesma idade; mas não se preocupe, essas diferenças são esperadas!

Um denominador comum aos 10 meses é que a maioria dos bebês já está de pé. Portanto, não deixe de oferecer muitas oportunidades para seu bebê se segurar em móveis ou até mesmo em sua perna para que ele possa praticar. Depois de praticar ficar em pé sobre os móveis, o bebê pode começar a dar alguns passos para o lado enquanto se segura, para ir do ponto de partida até um objeto interessante mais distante. Para que o bebê pratique ficar de pé e dar um ou dois primeiros passos, experimente uma atividade de caminhada na água.

Agora que ele tem força para ficar de pé, ele também estará ansioso para explorar a escalada de escadas, móveis baixos ou até mesmo obstáculos que você possa colocar para ele, embora ele provavelmente vá engatinhar e rastejar em torno deles, pois está aprendendo a mudar de direção e pode facilmente se distrair com um objeto em seu caminho. (Aqui está uma atividade divertida para começar a trabalhar a escalada).

Ele pode usar suas novas habilidades linguísticas para pedir suas mãos para se levantar ou andar. É bom responder às tentativas de comunicação dele, portanto, reconheça o que ele quer, mas tente não andar segurando as suas mãos o tempo todo. Você pode oferecer a mão a partir de uma posição sentada para que ele possa colocar o peso sobre você e, talvez, aproximar-se dele para um carinho. Andar com o filhote por todos os lados pode ser cansativo para você e também contraproducente para ele, pois ele não estará aprendendo a equilibrar o corpo por conta própria e os braços ficarão para cima em vez de para os lados, que é onde ele normalmente encontra o equilíbrio. Assista a esta atividade para aprender a melhor maneira de apoiá-lo ao caminhar.

Agarrar com pinças

Por último, mas não menos importante, suas habilidades motoras finas também estão melhorando a cada minuto! Agora eles podem usar o polegar e o indicador para pegar pequenos objetos, como um mirtilo em um prato ou um pompom em um liquidificador (como nesta atividade). Portanto, é muito importante ficar de olho em seu pequeno engatinhante, que encontra todo tipo de coisa em seu caminho e continua a colocar coisas na boca (embora um pouco menos do que antes). Esse desenvolvimento da destreza das mãos e dos dedos permite que ele vire as páginas de um livro e coloque pequenos objetos em recipientes. Confira esta atividade para colocar objetos em um recipiente e esta para retirar objetos.

Aqui está uma lista dos marcos mencionados acima:

  • Pedir ajuda com gestos
  • Imitar gestos simples (como bater palmas depois de ver outra pessoa fazendo isso)
  • Interagir com outras crianças durante as brincadeiras
  • Engatinhar
  • Ficar em pé enquanto se segura em algo
  • Ficar de pé momentaneamente com ajuda
  • Caminhar “cruzando” ou se apoiando nos móveis
  • Caminhar segurando-se em alguém com as duas mãos
  • Procurar brinquedos escondidos
  • Subir ou engatinhar sobre obstáculos
  • Mudar de direção facilmente ao engatinhar
  • Agarrar objetos muito pequenos entre o polegar e o indicador (como cereais).
  • Agarrar objetos usando apenas as pontas dos dedos
  • Virar as páginas de um livro (mesmo que não seja uma de cada vez)
  • Colocar objetos em um recipiente
  • Explorar somente quando um dos pais ou cuidador está por perto.

Atividades do nosso catálogo para ajudar o seu bebê a praticar novas habilidades:

A caixa escondida

Dentro do pote

Jogo de Pompom

X
banner kinedu desenvolvimento

Caminho de Obstáculos

Papel de seda

Vamos guardar objetos

Vamos retirar objetos

Vamos subir a montanha!

Me comunicando durante a brincadeira

Balançando

Movimentos estratégicos para engatinhar

Passeio na água

Ande por aí

Artigos Relacionados

Uncategorized

O que é a hora da bruxa? 

Seu bebê fica muito irritado e birrento na mesma hora todos os dias, como no final da tarde ou início…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.