Pontos chave:
- O uso da tesoura desenvolve os músculos e a coordenação das mãos.
- As habilidades necessárias para o uso da tesoura incluem a separação das mãos e a coordenação olho-mão.
- Tarefas cotidianas podem ajudar a desenvolver a coordenação e a força das mãos.
- Introduza tesouras de plástico gradualmente, com uma pegada adequada e materiais simples.
Usar uma tesoura requer o desenvolvimento de várias habilidades. Cortar permite que as crianças desenvolvam os minúsculos músculos de suas mãos, pois precisam abrir e fechar os dedos continuamente. Cortar também melhora a coordenação olho-mão, o que significa que as crianças devem ser capazes de movimentar as mãos enquanto olham para algum objeto. O cérebro é obrigado a trabalhar com dois sistemas, então o corte pode ser uma tarefa difícil. Mas não se preocupe – o seu filho pode desenvolver a coordenação motora fina de suas mãozinhas ao aprender como usar uma tesoura adequadamente. Continue lendo para aprender mais!
Quais habilidades são necessárias?
Cortar com uma tesoura requer múltiplas habilidades, e uma delas é a separação das mãos – a capacidade de usar os dedos polegar, indicador e médio independentemente dos dedos mindinho e anelar. Quando seu filho pratica cortar com uma tesoura, ele também está usando a coordenação olho-mão e a coordenação bilateral, pois cada mão estará realizando uma tarefa diferente.
Embora essas habilidades sejam usadas durante a atividade de cortar, elas também podem ser praticadas ao longo do dia. Tarefas simples, como jogar e pegar uma bola, usar uma colher ou fechar o zíper de um casaco, são formas de desenvolver a coordenação da mão e a destreza dos dedos do seu filho, bem como fortalecer os músculos das mãozinhas dele.
As crianças começam a fazer atividades que envolvem cortar com tesoura quando atingem 42 meses. Mas, antes mesmo disso, você já pode começar a estimular as habilidades de que o seu filho precisa, incentivando-o a praticar ações simples como:
- Usar o garfo para comer;
- Levantar as calças;
- Fechar o zíper de um casaco;
- Escovar os dentes e os cabelos;
- Brincar com massinha (amassando, enrolando e apertando para fazer “esculturas” diferentes);
- Colar adesivos em um papel;
- Usar frascos de spray (para fazer coisas como molhar as plantas);
- Usar pregadores de roupas (coloque pregadores em volta de uma caixa de ovos e faça uma cerca para animais de fazenda!)
Ao praticar estas ações, ele estará desenvolvendo o controle muscular e as habilidades necessárias para usar uma tesoura.
Quando seu filho estiver pronto, introduza uma tesoura de plástico:
- Certifique-se de que ele segure a tesoura adequadamente.
- Experimente dar ao seu filho materiais mais fáceis para cortar do que o papel, como massinha, canudos, fios e espuma.
- Comece de uma maneira fácil. Dê ao seu filho um pedaço grande de papel ou de massinha e peça que ele corte-o pela largura. Assim, ele só precisará abrir e fechar a tesoura uma vez.
- Deixe que ele pratique cortar ao redor de um círculo.
O que incentivar ao usar uma tesoura?
- Colocar o polegar em um buraco e dedo do meio no outro, enquanto o indicador serve como suporte. “Continue me dando um sinal de positivo!”.
- Segurar o papel sobre a mesa com a outra mão, para praticar a coordenação bilateral. Isso evita que as crianças usem a tesoura de cabeça para baixo.
- Cortar linhas retas e círculos.