Pontos chave:
1. Bebês absorvem muita informação até os 12 meses de idade.
2. Aos 3-4 anos, começam a entender funções específicas dos objetos e seu uso.
3. Entre 3 e 5 anos, compreendem o conceito abstrato de “função” dos objetos e seus propósitos.
4. Incentive o uso intencional de objetos e a resolução de problemas com brinquedos mecânicos e quebra-cabeças.
Uma criança pequena é a definição de alguém que aprende rápido! Com apenas 12 meses, ela se dedica a absorver o máximo de informações possíveis sobre o mundo ao seu redor e sobre os objetos que estão nele.
Graças a todas as informações que as crianças registraram nos primeiros anos de vida, quando têm 3 ou 4 anos de idade já estão preparadas para entender que os objetos cumprem funções específicas e que existem maneiras de usá-los apropriadamente. Você testemunhou isso quando o seu filho começou a comer sozinho usando o garfo, ou quando ele começou a brincar com brinquedos mecânicos e entendeu para que servem os botões, alavancas e partes móveis. Quando ele usa objetos com uma intenção em mente, este é um indicador de que ele está preparando o terreno para uma futura compreensão de causas e efeitos.
Pesquisadores do Laboratório de Desenvolvimento Cognitivo da Universidade da Califórnia, em San Diego, descobriram que, entre 3 e 5 anos de idade, as crianças adquirem a capacidade de entender o conceito abstrato de função, aprendem que cada objeto é definido pelo seu uso e que o mesmo objeto pode ser usado para diferentes propósitos. Essa idade marca um ponto importante para o desenvolvimento cognitivo da criança e para o aprendizado sobre o funcionamento do mundo.
Use essas ideias como um guia para estimular o seu filho a usar intencionalmente alguns objetos e resolver problemas simples:
– Incentive-o a brincar com brinquedos mecânicos ou com os objetos móveis do parquinho.
– Montem quebra-cabeças simples ou quebra-cabeças de madeira.
– Aponte os botões e alavancas nos objetos do dia a dia. Por exemplo, vá até a porta de um armário acessível e pergunte: “Como eu abro a porta para pegar os biscoitos?”.