Pontos chave:
1. Os músculos das crianças possuem uma fibra única que as torna menos propensas à fadiga durante a corrida.
2. Incentivar exercícios curtos e de alta intensidade, como correr, pode melhorar a força muscular, o equilíbrio e a coordenação das crianças.
3. A atividade física regular em crianças prevê melhor saúde e reduz os riscos de doenças à medida que crescem.
4. A atividade física, como correr, pode impactar positivamente o desempenho acadêmico das crianças.
Você já se perguntou como o seu filho corre o dia inteiro sem se cansar? Desde que alcançou esse novo marco, ele simplesmente não para. Os músculos dele são menores que os seus, ele dá mais passos por segundo e seus passos são desajeitados, o que também consome mais energia. Apesar disso, parece que ele nunca fica sem energia, enquanto você se sente exausta.
Acontece que temos a resposta. Vários estudos mostraram que os músculos do seu filho tendem a se cansar menos do que os músculos de um adulto. Isso se deve ao fato de que eles têm fibras especiais que os ajudam a obter a maior parte de sua energia por vias aeróbicas, ao invés de obtê-la dos músculos, como acontece nos adultos. Como seu filho não depende tanto dos músculos, ele consegue se recuperar mais rapidamente.
O que isso significa?
De acordo com as conclusões desses estudos, correr nesta idade em que os músculos estão no estágio de uso aeróbico pode trazer grandes benefícios para o seu filho. Como? Você pode ajudá-lo a se beneficiar de períodos curtos de um exercício de alta intensidade que se concentre nas habilidades de movimento e em fortalecer os músculos, como, por exemplo, correr. Isso irá melhorar sua força, bem como o equilíbrio e a coordenação, aproveitando essa frase de grande resistência ao cansaço.
Quando fizer esse tipo de exercício, ele irá se recuperar rapidamente, e o impacto será maior do que seria em um adulto. Além disso, ao promover esse tipo de atividade, você está incentivando-o a fazer disso um hábito. Sair, correr e ser fisicamente ativo são coisas que ajudam a ter uma saúde melhor e a reduzir os riscos de doenças.
À medida que o seu filho cresce, a capacidade dele de obter energia aeróbica diminui, tornando-se importante que ele tenha músculos fortes para apoiá-lo, bem como o hábito de realizar atividades físicas. Isso o ajudará a desenvolver seus músculos e, conforme ele crescer, poderá continuar usando essas duas fontes de energia, o que promoverá uma boa saúde, uma coordenação melhor e uma vida mais feliz.
Outro estudo também comparou a atividade física com as notas escolares. Este estudo sugere que dobrar o tempo gasto nas aulas de educação física na escola tem um impacto positivo no desempenho acadêmico das crianças. Isso pode acontecer devido ao estado emocional que o exercício promove ou ao fato de as crianças se tornarem mais saudáveis.
De toda forma, agora é um ótimo momento para aproveitar as vantagens do desenvolvimento do seu filho e fazer com que ele se mexa! Acompanhe-o e se envolva nas atividades dele. Brincar de pegar uma bola, ir ao parque ou simplesmente sair para caminhar são coisas que terão um impacto de longo prazo e influenciarão habilidades futuras. Não percam esta oportunidade!
Uma resposta