X
X

A mente sobre o corpo em todos os momentos

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Se você já esteve em uma aula de yoga ou spinning, provavelmente já ouviu o instrutor dizer coisas como “o poder da mente sobre o corpo” ou “seu corpo faz o que sua mente quer”. Estas frases comuns terão um significado completamente novo durante a gravidez, especialmente quando você entrar em trabalho de parto. Relaxar e pensar no seu bem-estar é muito importante, pois protegerá você e seu bebê em situações estressantes.

A pessoa não nasce dominando estas técnicas e, como tudo na vida, a prática leva à perfeição. Se você quiser se beneficiar disso durante o trabalho de parto, dedique alguns minutos por dia para aprender a alcançar um estado físico e mental de relaxamento. De acordo com um estudo da Universidade de San José (2008), as mulheres grávidas que praticaram técnicas de conexão entre mente e corpo experimentaram menos estresse e ansiedade durante a gravidez, tiveram partos mais curtos e seus filhos pesaram mais em comparação àqueles do grupo controle.

X
banner kinedu prenatal pt

Há um exercício muito simples, que traz grandes benefícios. É chamado “leitura corporal” e é amplamente utilizado como técnica de Atenção Plena. Para ser realmente eficaz, recomenda-se que você dedique entre 40 e 50 minutos a este exercício, mas o tempo que você puder dedicar já será ótimo. A leitura do corpo consiste em direcionar sua atenção por todo o seu corpo e tornar-se consciente de cada uma das sensações que percorrem cada uma das partes. O mais importante não é julgar o seu corpo, dor ou desconforto, mas simplesmente notá-lo e liberar todo o estresse, tensão ou dor acumulados ali.

Existem muitos vídeos e áudios on-line que servem como guia para a leitura corporal. Se você não quiser utilizá-los ou preferir ajustar a técnica ao tempo que tem disponível, O Programa de Redução do Estresse Baseado na Atenção Plena (The Mindfulness Based Stress Reduction Program) recomenda seguir os seguintes passos para uma prática simples que pode ser feita a qualquer hora em qualquer lugar: 1. Deite-se em algumas almofadas com as pernas esticadas à sua frente e os braços ao lado do corpo, com as palmas voltadas para cima. Cubra-se com um cobertor se estiver com frio, para que não se distraia durante o processo. Comece apenas ficando deitada e percebendo como é estar em contato com o chão. Sinta o peso do seu corpo e identifique os pontos de pressão onde ele toca o chão. (Se você já estiver no segundo ou terceiro trimestre, pode fazer a leitura corporal sentada). 2. Concentre-se nos dedos do pé esquerdo. Não os imagine, apenas verifique como eles se sentem. Estão com frio? Tensos? Mantenha o foco em suas expirações e direcione a respiração para os seus dedos. Agora concentre-se no seu calcanhar e dirija sua respiração para ele. Você decide quanto tempo quer dedicar a cada parte do corpo. 3. Comece a escalar o corpo: passe pela sola do pé, tornozelo, panturrilha, joelho, coxa e depois faça o mesmo com a perna direita, começando pelos dedos. 4. Quando terminar de escanear as pernas, continue subindo e concentre-se na pélvis, região lombar, abdômen, tórax, ombros, braços, mãos, pescoço e cabeça. 5. Depois que terminar de escanear cada parte do seu corpo separadamente, junte-as, concentre-se em como os dedos se conectam com a mão, que se conecta ao braço etc. Perceba as sensações, como a textura do cobertor ou o frio que corre pela sua pele.

Quanto mais você pratica, mais fácil será manter a concentração e atenção no corpo. Se sentir que a mente vagueia muito, torne-se consciente disso e concentre-se novamente na respiração. Não se preocupe. Divirta-se explorando todos os cantos do seu corpo!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!