Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como e por que começar a controlar sua mente?

Tenho certeza de que você já participou de uma aula de yoga ou spinning antes e ouviu aquelas frases motivacionais, tipo “a mente manda no corpo” ou “seu corpo faz o que sua mente quer”. Bom, adivinha só? Agora, durante sua gravidez, essas frases ganharão um significado completamente novo, especialmente quando chegar a hora do grande momento de dar à luz! Relaxar e cuidar de si mesma é fundamental para proteger tanto você quanto seu pequenino de situações estressantes.

Não se preocupe se você se sentir como uma iniciante no começo – todos começamos assim! O importante é praticar, praticar e praticar, porque a prática leva à perfeição. Se você quiser se beneficiar disso durante o parto, dedique alguns minutos todos os dias para aprender a alcançar um estado de relaxamento físico e mental. Um estudo da Universidade de San Jose (2008) descobriu que futuras mamães que praticaram técnicas de conexão mente-corpo experimentaram menos estresse e ansiedade durante a gravidez, tiveram trabalhos de parto mais curtos e seus bebês pesavam mais em comparação com o grupo de controle.

Agora, vem o exercício de varredura corporal! Parece complicado, mas é simples e traz grandes benefícios. Trata-se de direcionar sua atenção para cada parte do seu corpo, literalmente todos os cantinhos! O mais importante é não julgar nem criticar seu corpo ou qualquer sensação que você sinta. Apenas observe e libere qualquer estresse, tensão ou desconforto que possa ter se acumulado.

X
banner kinedu prenatal pt

Existem muitos vídeos e áudios online que podem te guiar passo a passo neste exercício de varredura corporal. Mas se você não quiser procurar por eles ou preferir adaptar a técnica ao seu horário, o Programa de Redução do Estresse Baseado em Exercícios de Concentração (The Mindfulness Based Stress Reduction Program) sugere alguns passos simples que você pode fazer em qualquer lugar e a qualquer momento:

– Deite-se sobre algumas almofadas com as pernas estendidas, ou, se estiver mais avançada na gravidez, sente-se confortavelmente. Faça o que for melhor para você! Pegue um cobertor se estiver frio, pois queremos que você esteja confortável durante a varredura.
– Comece pelos dedos dos pés do seu pé esquerdo (ou direito, você decide). Eles estão frios? Tensos? Observe e respire. Em seguida, suba pelo seu corpo, prestando atenção em cada parte, desde os tornozelos até a cabeça.
– Depois de varrer cada parte separadamente, una tudo, sinta como seus dedos se conectam às mãos, suas mãos aos braços e assim por diante! Esteja consciente de suas sensações, a sensação do cobertor em você ou o toque do ar em sua pele.

Quanto mais você praticar, mais fácil será se concentrar em seu corpo. Se sua mente divagar, não se preocupe, simplesmente volte a se concentrar em sua respiração. E divirta-se explorando cada cantinho do seu corpo! Este exercício ajudará você a enfrentar o parto com mais calma e confiança. Você consegue, mamãe!

Artigos Relacionados