Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

As crianças podem aprender uma segunda língua?

Pontos chave:

  1. As crianças podem aprender a falar mais de um idioma ao mesmo tempo, e ser bilíngue traz muitas vantagens, como ter um vocabulário maior e melhores habilidades de alfabetização.
  2. Algumas crianças podem ter uma língua dominante, que pode mudar ao longo do tempo à medida que frequentam a escola ou interagem com diferentes comunidades.
  3. Aprender duas línguas não prejudica o desenvolvimento da linguagem e a maioria dos marcos linguísticos são alcançados ao mesmo tempo.
  4. Crianças bilíngues podem confundir regras gramaticais ou usar palavras de ambos os idiomas em uma frase, mas isso é normal.

As crianças têm a capacidade de aprender a falar mais de um idioma simultaneamente. Ser bilíngue tem muitas vantagens. Estas incluem um vocabulário mais amplo, melhores habilidades de alfabetização e melhores capacidades de categorizar palavras, resolver problemas, ouvir e se relacionar com os outros. Aprender duas línguas é o mesmo que aprender uma nova habilidade, a prática leva à perfeição!

Algumas crianças conseguem falar duas línguas com o mesmo domínio, enquanto outras conhecem uma língua melhor do que a outra. Ou seja, elas têm uma língua dominante. Com o passar do tempo, a língua dominante pode mudar. Por exemplo, é muito comum que as crianças que falam uma língua em casa comecem a usar a língua que é ensinada na escola como dominante.

X
banner kinedu desenvolvimento

Algumas pessoas acreditam que aprender uma segunda língua pode confundir as crianças ou afetar a aquisição de linguagem. Mas esse não é o caso! De fato, muitos marcos do desenvolvimento da linguagem são alcançados ao mesmo tempo, independentemente de a criança conhecer uma ou duas línguas. Como muitas outras crianças, as crianças bilíngues dizem suas primeiras palavras por volta de um ano e, quando têm dois anos, começam a usar frases de duas palavras.

Quando uma criança tem um problema de linguagem, ele se manifesta em ambos os idiomas. Aprender uma segunda língua não é a causa do problema, e muito menos o torna pior. É normal que crianças bilíngues confundam regras gramaticais ou usem palavras de ambas as línguas na mesma frase. Isso faz parte do bilinguismo, e significa apenas que as pessoas de fora da família poderão ter mais dificuldade para entender a criança.

Se o seu filho está aprendendo duas línguas, certifique-se de praticá-las constantemente. Fale com ele na sua língua materna para servir de exemplo.

Artigos Relacionados