Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como aliviar as cólicas do meu bebê?

aliviar cólicas bebê

Durante seus primeiros meses de vida, é possível que seu bebê tenha períodos regulares de irritabilidade, especialmente entre as 18h00 e as 00h00. Geralmente, esses períodos duram cerca de 3 horas por dia nas primeiras 6 semanas após o nascimento e depois diminuem para 1 ou 2 horas diárias entre 3 e 4 meses.

Se o seu bebê se acalma após algumas horas e está tranquilo durante o dia, ótimo! No entanto, se o choro continuar e o desconforto dele aumentar, é melhor conversar com o pediatra para identificar se trata-se de cólicas.

Alguns sinais que você pode observar no seu bebê incluem: choro inconsolável e movimentos constantes nos quais ele estica as pernas e elimina gases. Talvez você também note que a barriga dele fica inchada ou distendida devido aos gases.

Se você está se perguntando como aliviar as cólicas do seu bebê, continue lendo! Nas próximas linhas, vamos falar sobre isso.

Dicas para aliviar as cólicas do bebê

A primeira coisa que recomendamos é que você consulte o pediatra para descobrir qual das opções que mencionaremos pode se adequar melhor às suas circunstâncias e às necessidades do seu bebê.

  1. Faça uma massagem

As massagens têm muitos benefícios para os bebês, incluindo o fortalecimento dos ossos, músculos e sistema imunológico, promovendo um sono mais tranquilo e auxiliando no sistema digestivo, ajudando a aliviar dores causadas por gases, constipação e cólicas.

X
Nestlé banner webp
X
banner kinedu saúde

Ao fazer a massagem no seu bebê, é importante que seus toques sejam suaves e firmes. Quando se concentrar na barriga, pressione-a muito delicadamente e massageie com a ponta dos dedos em movimentos circulares, seguindo o sentido horário e começando das costelas. No entanto, se o coto do cordão umbilical ainda não estiver completamente curado, é melhor evitar esse tipo de massagem.

  1. Leve-o para passear

A maioria dos bebês fica mais calma durante um passeio de carrinho. Tanto o movimento quanto o contato físico com o bebê podem ajudá-lo, mesmo que ele esteja desconfortável.

Também pode ser útil enrolá-lo em um cobertor fino e grande para que ele possa se sentir mais confortável e seguro.

  1. Embale-o

Movimentos rítmicos constantes são bons aliados para acalmar os bebês e ajudá-los a dormir. Portanto, você pode tentar embalar o seu bebê. Além disso, você pode ligar algum aparelho no quarto ao lado que emita som, como a secadora ou a máquina de lavar. Isso também pode ajudar a acalmá-lo.

Essas são algumas dicas práticas e eficazes que podem responder à sua pergunta sobre como aliviar as cólicas do seu bebê. Também é recomendável não superalimentar seu bebê, especialmente à noite, para evitar esses desconfortos.

Além disso, se você estiver amamentando, é aconselhável evitar produtos lácteos, repolho, cebola, cafeína e outros alimentos irritantes.

Você achou essa leitura interessante? Se tiver outras dúvidas sobre como evitar e aliviar as cólicas do seu bebê, não hesite em escrever nos comentários!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.