X
X

Atenção plena durante e após a gravidez

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Praticar a Atenção Plena é algo que pode ser feito ao longo da vida. Embora o conceito seja muito simples (estar presente no aqui e agora, sem distrações, julgamentos ou uma mente inquisitiva), é necessário praticar muito para dominar essa habilidade. Não há duas gestações iguais, assim como não há dois filhos idênticos, e embora a pesquisa referente aos exercícios de Atenção Plena ainda esteja dando seus primeiros passos, alguns estudos já revelaram alguns dos benefícios. A Atenção Plena prepara você para lidar com as eventualidades da vida e, como não se limita a situações específicas, torna-se o veículo para entender por que você reage como reage a certas situações e ajuda a aceitar o que você está vivendo em cada momento.

X
banner kinedu prenatal pt

Cultivar a capacidade de viver no presente e ter consciência do que está ao seu redor e de seus pensamentos a ajudará a controlar o estresse e a ansiedade. Um estudo realizado na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) em 2014 investigou os benefícios de frequentar uma aula de Atenção Plena. Quarenta e sete mulheres no primeiro ou segundo trimestre da gravidez participaram do experimento. Todas apresentavam altos níveis de estresse e ansiedade antes de começar a aula. Seis semanas de prática depois, elas aprenderam a lidar com as emoções negativas, dor e situações sociais complexas. As mulheres que frequentavam a aula regularmente apresentaram níveis mais baixos de ansiedade do que aquelas do grupo controle, que tinham assistido a uma única aula e lido um livro sobre gravidez.

Praticar a Atenção Plena lhe dará as ferramentas para lidar com emoções complicadas, como o medo da dor do parto ou o medo de ser mãe. Você pode praticar a autoconsciência mesmo sem meditar. Apenas observe e preste atenção em como seus pensamentos afetam seu humor e seu corpo ao longo do dia. Se você fizer isso, conseguirá estar presente nos momentos felizes e superar situações difíceis respirando fundo. Pense nisso, e lembre-se de viver no presente todos os dias. Você vai ver que seu filho também se beneficiará dessa prática.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!