Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Atenção plena durante e após a gravidez

Praticar a Atenção Plena é algo que pode ser feito ao longo da vida. Embora o conceito seja muito simples (estar presente no aqui e agora, sem distrações, julgamentos ou uma mente inquisitiva), é necessário praticar muito para dominar essa habilidade. Não há duas gestações iguais, assim como não há dois filhos idênticos, e embora a pesquisa referente aos exercícios de Atenção Plena ainda esteja dando seus primeiros passos, alguns estudos já revelaram alguns dos benefícios. A Atenção Plena prepara você para lidar com as eventualidades da vida e, como não se limita a situações específicas, torna-se o veículo para entender por que você reage como reage a certas situações e ajuda a aceitar o que você está vivendo em cada momento.

X
banner kinedu prenatal pt

Cultivar a capacidade de viver no presente e ter consciência do que está ao seu redor e de seus pensamentos a ajudará a controlar o estresse e a ansiedade. Um estudo realizado na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) em 2014 investigou os benefícios de frequentar uma aula de Atenção Plena. Quarenta e sete mulheres no primeiro ou segundo trimestre da gravidez participaram do experimento. Todas apresentavam altos níveis de estresse e ansiedade antes de começar a aula. Seis semanas de prática depois, elas aprenderam a lidar com as emoções negativas, dor e situações sociais complexas. As mulheres que frequentavam a aula regularmente apresentaram níveis mais baixos de ansiedade do que aquelas do grupo controle, que tinham assistido a uma única aula e lido um livro sobre gravidez.

Praticar a Atenção Plena lhe dará as ferramentas para lidar com emoções complicadas, como o medo da dor do parto ou o medo de ser mãe. Você pode praticar a autoconsciência mesmo sem meditar. Apenas observe e preste atenção em como seus pensamentos afetam seu humor e seu corpo ao longo do dia. Se você fizer isso, conseguirá estar presente nos momentos felizes e superar situações difíceis respirando fundo. Pense nisso, e lembre-se de viver no presente todos os dias. Você vai ver que seu filho também se beneficiará dessa prática.

Artigos Relacionados

brinquedos de causa e efeito
Cognitivo

Brinquedos de causa e efeito

A hora de brincar não é apenas para se divertir, mas também para aprender. Brinquedos de causa e efeito estão…

Quer receber outros conteúdos
como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.