Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Que cuidados devo ter com o coto umbilical do meu bebê?

Pontos chave:
1. Após o nascimento, o cordão umbilical é cortado e o coto cai sozinho. Não o remova para evitar machucar o bebê.
2. Cuide bem do coto para evitar infecções, mantendo-o limpo e seco. Use uma bola de algodão úmida e seque delicadamente se sujar.
3. Verifique sinais de infecção no coto: odor ruim, secreção amarelada, vermelhidão, sensibilidade ou inchaço na pele ao redor.
4. Mantenha banhos de esponja enquanto o bebê tem o coto. Ele cairá em até quatro semanas. Após a autorização do pediatra, dê banhos normais, secando bem o coto.

Após o nascimento, o cordão umbilical é cortado, e o pedacinho que sobra ligado à barriga é chamado de coto. O coto cai sozinho, e é necessário deixá-lo cicatrizar e não tentar removê-lo, pois isso poderia machucar o seu bebê. O coto do cordão umbilical do seu recém-nascido requer cuidados especiais para prevenir o surgimento de infecções. Para garantir um bom cuidado, tente manter o coto e a área ao redor dele limpos e secos. Se você perceber que o coto ficou sujo, limpe a área, passando uma bola de algodão umedecida com água limpa. Depois, passe uma gaze delicadamente ou abane a área para secá-la.

X
banner kinedu saúde

É importante verificar regularmente o coto do cordão umbilical em busca de sinais de infecção. As infecções são raras, especialmente quando a área recebe os devidos cuidados, mas procure pelos seguintes sinais:

  • O coto emite um odor desagradável e uma secreção amarelada;
  • A pele ao redor do coto está avermelhada, sensível ou inchada.

Lembre-se de manter os banhos de esponja enquanto seu filho ainda tem o coto do cordão umbilical. Levará cerca de uma a quatro semanas para ele cair. No entanto, se o pediatra recomendar que você dê banho nele normalmente, você pode fazer isso – contanto que seque completamente a área do coto do cordão umbilical.

Artigos Relacionados