X
X
quantos meses o bebê engatinha

Como estimular o bebê a engatinhar? Confira 4 dicas!

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Um dos marcos que mais gera ansiedade nos pais é o engatinhar. Por isso, veja com quantos meses o bebê engatinha e como estimulá-lo.

Desde os primeiros meses de vida, o bebê busca descobrir o mundo à sua volta. Seja por meio do olhar, das mãos, pés ou da boca, tudo que estiver ao alcance dele é explorado! A partir daí, muitos pais começam a se perguntar com quantos meses o bebê engatinha.

Essa prática traz diversos benefícios para o bebê! O deslocamento corporal, nessa fase, contribui para o desenvolvimento psicomotor e treina o equilíbrio para que seu pequeno comece a andar. O engatinhar também pode promover ganhos em questões socioafetivas e para a saúde.

Ficou curioso para saber algumas dicas de como incentivar o seu bebê a engatinhar? Vamos começar falando um pouco sobre com quantos meses o bebê engatinha e como isso acontece. Depois, confira as 4 dicas que separamos para você!

Com quantos meses o bebê engatinha?

Em geral, os bebês começam a engatinhar por volta dos 7 a 10 meses de vida; no entanto, como os outros marcos do desenvolvimento, pode ocorrer um pouco antes ou depois. Na verdade, alguns bebês sequer engatinham, desenvolvendo outras formas de se locomover e passando logo para a fase seguinte, a de tentar se levantar segurando nos móveis e então caminhar com apoio.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

O fato é que, para aprender a se deslocar, o bebê precisa passar por outras etapas do desenvolvimento físico motor e cognitivo. A habilidade de engatinhar é precedida de outros marcos motores como rolar, se sustentar em 4 apoios e sentar. Assim, se seu filho já tem essa idade e nada de engatinhar, não se preocupe. O importante é que ele demonstre interesse em se movimentar e faça tentativas para isso.

Apesar da ansiedade para vê-lo começar a engatinhar, tenha em mente que cada bebê tem seu ritmo de desenvolvimento, e o essencial é que esse progresso seja contínuo, certo? De qualquer forma, converse sempre com o pediatra nas consultas de rotina e tire suas dúvidas.

Entenda as diferentes formas de engatinhar

Para começar a engatinhar de fato, o bebê precisa ganhar força muscular nas costas, ombros, braços e pernas, sendo capaz de sustentar o próprio peso. Além disso, é preciso coordenar os movimentos alternados entre braços e pernas e desenvolver o equilíbrio. Trata-se de uma habilidade complexa.

Por isso, cada bebê tem seu jeito próprio de aprender a se mover, e nem todos chegam a alcançar o modo tradicional de engatinhar — mãos e joelhos cruzados. Existem outros tipos de engatinhar: alguns se arrastam de barriga ou bumbum, engatinham de banda como se fossem caranguejos, usam as mãos e pés como os ursos ou, ainda, usam um joelho como apoio e com a outra perna esticada dão o impulso.

Aprenda como estimular o bebê a engatinhar com estas 4 dicas

Como vimos, o desenvolvimento motor acontece em decorrência do desenvolvimento de várias habilidades em cadeia. Dessa forma, desde os primeiros meses de vida, é possível estimular o bebê, criando um ambiente favorável e praticando as atividades certas para ajudá-lo a conquistar cada etapa. Veja como!

X
banner kinedu desenvolvimento

1. Deixe-o no chão

Para estimular o bebê a engatinhar, é preciso ajudá-lo a fortalecer a massa muscular. Por essa razão, é importante evitar deixá-lo o tempo todo na cadeirinha, deitado ou no colo.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades de desenvolvimento infantil com passo a passo em vídeo!

Ao deixar o seu bebê de bruços, no chão, você contribui para que ele desenvolva a força muscular nos ombros, braços, tronco e costas, estimulando os movimentos e servindo como uma preparação para que ele comece a engatinhar.

2. Use um espelho

O espelho é um ótimo aliado para estimular seu filho. Basta colocar o objeto de frente para o bebê quando ele estiver deitado de bruços. Atraído pela própria imagem, ele vai se esforçar para se aproximar do espelho.

Inclusive, o acessório pode fazer parte da decoração do quarto dos pequenos. Basta se certificar de que ele esteja bem posicionado, fixo e sem nenhum detalhe que possa machucar a criança. Alguns tapetes de atividade já vêm com esse acessório.

3. Sirva de exemplo

Toda criança tem os adultos como exemplo do que fazer e de como deve ser feito. Na hora de engatinhar, o bebê pode ser estimulado com a ação dos próprios pais fazendo isso.

Quando você engatinha ao lado do seu filho, ele observa atentamente o que você está fazendo e quer imitar o movimento. A ação facilita o aprendizado, fortalece o vínculo entre pais e filho e, ainda, proporciona momentos divertidos em família.

4. Utilize brinquedos

A curiosidade em tocar, pegar e manipular objetos deve ser aproveitada para estimular o bebê a engatinhar. Coloque os brinquedos preferidos um pouco afastados de suas mãos, para que ele tente chegar até eles.

À medida que seu filho for conseguindo alcançar os objetos, você pode começar a aumentar a distância e até colocar pequenos obstáculos, como almofadas, no caminho. Lembre-se de que esse processo deve ser feito sempre com a criança no chão, de barriga para baixo e sendo assistida por um adulto.

Apesar disso, é importante ficar atento a uma questão bastante comum: algumas crianças não engatinham antes de andar, e isso é totalmente normal! Embora a maior parte comece a engatinhar com cerca de 8 meses, cada bebê se desenvolve de um jeito único e no seu tempo.

Estimular o bebê a engatinhar é mais que ajudar seu filho a evoluir, é uma forma de estar perto dele nas fases mais importantes de seu desenvolvimento! Ao seu lado, ele se sente protegido, querido e amado. Além disso, ele vai aprender brincando, como nessa atividade Engatinhe até o brinquedo, que postamos em nosso Instagram.

Quer ter acesso a mais atividades adequadas, com embasamento científico e apropriadas à idade do seu filho? Então baixe grátis nosso aplicativo e aproveite!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

12 comentários em “Como estimular o bebê a engatinhar? Confira 4 dicas!”

  1. Pingback: As habilidades relacionadas com o engatinhar - Kinedu Blog

  2. Pingback: Atividade física para crianças: quais são as melhores para o meu filho? - Kinedu Blog

  3. Pingback: Conheça 4 aplicativos para mães e família! - Kinedu Blog

  4. Pingback: Conheça as atividades do Kinedu para bebês e crianças! - Kinedu Blog

  5. Pingback: O que é psicomotricidade e como estimular em casa - Kinedu Blog

  6. Pingback: As diferentes maneiras e estilos na hora de engatinhar - Kinedu Blog

  7. Pingback: Conheça 4 atividades de coordenação motora fina e grossa - Kinedu Blog

  8. Pingback: Bebê de 10 meses: Desenvolvimento, Atividades e Mais! - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *