Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quais são as considerações para veganos/vegetarianos durante a gravidez?

Você é vegetariana ou vegana e está esperando um bebê? Não se preocupe, você não precisa mudar sua dieta! É possível manter-se saudável durante a gravidez sem consumir produtos de origem animal. Apenas certifique-se de obter todos os nutrientes de que seu bebê precisa.

Embora alguns nutrientes essenciais sejam comumente encontrados na carne e em outros produtos de origem animal, não se preocupe! Existem alternativas vegetais e suplementos que podem fornecer tudo o que você precisa. Apenas certifique-se de que sua dieta vegetariana ou vegana contenha a quantidade adequada de proteína, ferro, vitamina D, cálcio e vitamina B12.

Aqui estão os detalhes para cada nutriente e as fontes vegetais que os contêm.

* Proteína: É o bloco de construção do corpo e fundamental para o desenvolvimento dos tecidos e células do bebê. Durante a gravidez, seu consumo diário de proteína deve aumentar em 25g para cada bebê que você esteja carregando. Se você estiver esperando gêmeos, deve consumir 50g adicionais em relação à recomendação para uma pessoa não grávida! Aqui estão algumas fontes ricas em proteína: feijão, lentilha, ervilha, quinoa, aveia, castanhas, amendoim, leite de soja e tofu.

X
banner kinedu prenatal pt

*Folato (Vitamina B12): Esse micronutriente é super importante, especialmente durante o primeiro trimestre, pois ajuda a prevenir defeitos do tubo neural. Os médicos geralmente prescrevem suplementos de ácido fólico, e é recomendado para todas as mulheres que planejam engravidar! Você não encontrará essa vitamina em frutas ou verduras, mas pode encontrá-las no leite de soja, no tofu e em cereais fortificados.

*Cálcio: É essencial para o desenvolvimento dos ossos, nervos, músculos e coração do bebê. Consumir a quantidade adequada desse mineral é crucial, pois se o seu corpo não tiver cálcio suficiente para o bebê, ele começará a retirá-lo dos seus ossos. A longo prazo, isso aumenta o risco de osteoporose, especialmente após várias gestações. Portanto, certifique-se de obter a dose adequada e tomar os suplementos recomendados pelo seu médico! Laticínios (se você for vegetariana), brócolis, suco de laranja fortificado com cálcio, leite de soja, verduras escuras (espinafre, couve, etc.) e tofu.

*Ferro: Esse mineral é responsável por produzir mais glóbulos vermelhos no sangue e transportar oxigênio por todo o corpo. Durante a gravidez, o volume sanguíneo aumenta significativamente para auxiliar no desenvolvimento do bebê e fornecer o oxigênio necessário. Seja você vegetariana, vegana ou onívora, tomar um suplemento de ferro ajuda a manter níveis adequados e evita anemia, baixo peso ao nascer ou parto prematuro. O ferro proveniente de fontes vegetais não é absorvido tão eficientemente quanto o de origem animal (especialmente carne vermelha), portanto, certifique-se de deixar legumes e verduras de molho antes de cozinhá-los e combiná-los com alimentos ricos em vitamina C, pois ela auxilia na absorção do mineral! Aqui estão alguns alimentos ricos em ferro: feijão, lentilha, soja e seus devirados, cevada, trigo partido, castanhas, quinoa, espinafre, couve e algas.

*Vitamina D: Essa vitamina é fundamental para o desenvolvimento e a manutenção de ossos e dentes saudáveis. Felizmente, o corpo a sintetiza facilmente quando você é exposta diretamente à luz solar (recomenda-se 15 minutos diários). No entanto, a cor da pele, o estilo de vida e o clima às vezes podem limitar a quantidade de sol que você recebe. Leite e peixe são excelentes fontes de vitamina D. Se você não consome esses produtos, consulte seu médico para obter a prescrição de um suplemento. Você também pode optar por produtos de trigo fortificados, como pão ou cereais, e acompanhá-los com leite de soja ou suco de laranja enriquecido.

Estar grávida é totalmente compatível com um estilo de vida vegetariano ou vegano, desde que você obtenha os suplementos adequados, siga uma dieta equilibrada, tome suas vitaminas pré-natais todos os dias e faça seus exames médicos regularmente. Aproveite esta fase tão emocionante e maravilhosa!

Artigos Relacionados