X
X

Desenvolvendo a preensão com um lápis

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Seu filho está desenvolvendo a coordenação motora desde o dia em que ele nasceu. No começo, mal conseguia abrir os punhos, mas logo depois ele já se divertia agarrando seu dedo e, mais tarde, pegando objetos para sacudi-los. A cada dia seu filho consegue completar tarefas manuais mais complexas. Agora ele já consegue pegar brinquedos, segurar as coisas com a palma da mão e talvez até usar as duas mãos simultaneamente. Em breve ele aprenderá a construir torres de blocos, pegar pequenos objetos, modelar massinha e segurar um giz de cera. Antes que você possa imaginar, ele desenhará linhas, fazendo desenhos e escrevendo seu nome. Todas essas habilidades fortalecem os músculos da mão e dos dedos, preparando seu filho para segurar um lápis na posição de escrita usando o indicador, o dedo médio e o polegar.

No começo, seu filho segurará o giz de cera ou marcador com o punho e fará movimentos aleatórios e largos com o braço inteiro. Em seguida, tentará segurar o giz de cera com os dedos e apontar a palma da mão para baixo. Continuará a desenhar linhas com movimentos largos com o ombro e o cotovelo, mas estes serão mais controlados. Depois disso, seus músculos ficarão fortes o suficiente para mudar a posição do lápis, manter o ombro e o pulso estáveis e fazer movimentos curtos e precisos, enquanto a ponta do lápis aponta para o ombro do braço que está desenhando. Quando o seu filho conseguir fazer isso, ele se tornará um grande pintor e deverá incluir habilidades de escrita em seu repertório de atividades; especialmente durante os anos escolares. Claro, isso não vai acontecer do dia para a noite. Todos os dias seu filho realizará atividades motoras simples que desenvolverão e prepararão seus músculos, o que o ajudará a alcançar o marco da escrita.

X
banner kinedu desenvolvimento

Enquanto seu filho usa gizes de cera, ele tentará desenvolver a preensão mais confortável para ele. Você deve prestar atenção ao que ele faz, para que a postura não afete os futuros movimentos de escrita dele. Como saber se o seu filho está usando a preensão adequada? A maioria dos professores e terapeutas considera o “tripé da preensão” como a posição ideal. É o mais comum e significa que o lápis é mantido entre o polegar e o indicador, enquanto apoia no dedo médio.

Estudos sobre o desenvolvimento da preensão do lápis sugerem que o método do tripé é o mais comum nesse processo de amadurecimento. À medida que o seu filho continua a fortalecer os músculos, adapta a sua pegada e, com 2,5 a 3 anos, poderá realizar movimentos mais controlados, finos e habilidosos. Outro estudo sobre a qualidade das habilidades de escrita sugere que a propriocepção e a consciência cinestésica são vitais para essa habilidade. Nos estágios iniciais da aprendizagem motora, o toque, a propriocepção e a manipulação são muito importantes e dependem do controle visual que uma criança tem sobre um objeto. Assim, mesmo que o seu filho ainda não consiga escrever o nome dele, incentive a manipulação (hiperlink 4238) de objetos diferentes e a exploração com as mãos e os dedos beneficiará as futuras habilidades de escrita dele. A textura do giz de cera ou argila e o cheiro da tinta dão informações sensoriais ao cérebro do seu filho e isso incentiva o desenvolvimento da coordenação motora no futuro.

Se você quiser saber mais sobre o desenvolvimento da coordenação motora fina do seu filho, confira esses artigos:
https://blog-pt.kinedu.com/o-desenvolvimento-da-coordenacao-motora-fina/
https://blog-pt.kinedu.com/desenvolvendo-o-movimento-de-pinca/
https://blog-pt.kinedu.com/a-importancia-do-controle-das-maos-e-dos-dedos/

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

2 comentários em “Desenvolvendo a preensão com um lápis”

  1. Pingback: Coordenação motora fina: a arte de rabiscar e escrever - Parte 2 - Kinedu Blog

  2. Pingback: Manipulação de objetos: aprendendo como o mundo funciona - Parte 1 - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *