Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fases do desenvolvimento da preensão do lápis

Pontos chave:

  1. Desde o nascimento, seu filho começa a desenvolver a força das mãos e dos dedos, preparando-se para tarefas como desenhar e escrever.
  2. As habilidades motoras progridem de movimentos de braço inteiro para os movimentos finos e precisos, necessários para escrever.
  3. Incentive seu filho a segurar o lápis de maneira confortável, sendo a preensão trípode a forma ideal de fazer isso.
  4. A exploração sensorial, como manipular giz de cera ou argila, influencia positivamente as habilidades de escrita posteriores.

Seu filho está desenvolvendo a coordenação motora desde o dia em que ele nasceu. No começo, mal conseguia abrir os punhos, mas logo depois ele já se divertia agarrando seu dedo e, mais tarde, pegando objetos para sacudi-los. A cada dia seu filho consegue completar tarefas manuais mais complexas. Agora ele já consegue pegar brinquedos, segurar as coisas com a palma da mão e talvez até usar as duas mãos simultaneamente. Em breve ele aprenderá a construir torres de blocos, pegar pequenos objetos, modelar massinha e segurar um giz de cera. Antes que você possa imaginar, ele desenhará linhas, fazendo desenhos e escrevendo seu nome. Todas essas habilidades fortalecem os músculos da mão e dos dedos, preparando seu filho para segurar um lápis na posição de escrita usando o indicador, o dedo médio e o polegar.

No começo, seu filho segurará o giz de cera ou marcador com o punho e fará movimentos aleatórios e largos com o braço inteiro. Em seguida, tentará segurar o giz de cera com os dedos e apontar a palma da mão para baixo. Continuará a desenhar linhas com movimentos largos com o ombro e o cotovelo, mas estes serão mais controlados. Depois disso, seus músculos ficarão fortes o suficiente para mudar a posição do lápis, manter o ombro e o pulso estáveis e fazer movimentos curtos e precisos, enquanto a ponta do lápis aponta para o ombro do braço que está desenhando. Quando o seu filho conseguir fazer isso, ele se tornará um grande pintor e deverá incluir habilidades de escrita em seu repertório de atividades; especialmente durante os anos escolares. Claro, isso não vai acontecer do dia para a noite. Todos os dias seu filho realizará atividades motoras simples que desenvolverão e prepararão seus músculos, o que o ajudará a alcançar o marco da escrita.

X
banner kinedu desenvolvimento

Enquanto seu filho usa gizes de cera, ele tentará desenvolver a preensão mais confortável para ele. Você deve prestar atenção ao que ele faz, para que a postura não afete os futuros movimentos de escrita dele. Como saber se o seu filho está usando a preensão adequada? A maioria dos professores e terapeutas considera o “tripé da preensão” como a posição ideal. É o mais comum e significa que o lápis é mantido entre o polegar e o indicador, enquanto apoia no dedo médio.

Estudos sobre o desenvolvimento da preensão do lápis sugerem que o método do tripé é o mais comum nesse processo de amadurecimento. À medida que o seu filho continua a fortalecer os músculos, adapta a sua pegada e, com 2,5 a 3 anos, poderá realizar movimentos mais controlados, finos e habilidosos. Outro estudo sobre a qualidade das habilidades de escrita sugere que a propriocepção e a consciência cinestésica são vitais para essa habilidade. Nos estágios iniciais da aprendizagem motora, o toque, a propriocepção e a manipulação são muito importantes e dependem do controle visual que uma criança tem sobre um objeto. Assim, mesmo que o seu filho ainda não consiga escrever o nome dele, incentive a manipulação (hiperlink 4238) de objetos diferentes e a exploração com as mãos e os dedos beneficiará as futuras habilidades de escrita dele. A textura do giz de cera ou argila e o cheiro da tinta dão informações sensoriais ao cérebro do seu filho e isso incentiva o desenvolvimento da coordenação motora no futuro.

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.