Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dicas para ensinar habilidades de escuta

Pontos chave:

  1. À medida que o vocabulário do seu filho se expande, a sua capacidade de compreender uma linguagem mais complexa e frases mais longas aumenta.
  2. Chamar a atenção do seu filho é fundamental para uma comunicação eficaz e habilidades de escuta.
  3. Fale em frases simples e deixe claras as suas expectativas para o seu filho.
  4. Pratique as habilidades auditivas por meio de brincadeiras e atividades que exijam atenção e concentração.

À medida que o vocabulário do seu filho se expande, ele será capaz de entender uma linguagem mais complicada sobre diferentes assuntos. Além disso, ele conseguirá entender o significado de frases mais complexas e mais longas, como instruções de três etapas. No entanto, às vezes, o difícil será captar a atenção do seu filho para que ele ouça e compreenda o que você diz. Ouvir é uma habilidade muito importante, que está inter-relacionada com o desenvolvimento linguístico e, como qualquer outra habilidade, deve ser praticada e aperfeiçoada.

Aqui estão algumas dicas para ajudar o seu filho (e você) em casa:

X
banner kinedu desenvolvimento

1. Fale claramente e use frases simples. Embora, como dissemos antes, seu filho em idade pré-escolar já possa entender frases mais complexas, se ele achar difícil seguir as instruções, tente reduzi-las ou repassá-las uma por uma.

2. Olhe nos olhos dele. Quando você conversar com ele sobre algo importante ou der instruções, tente se colocar no mesmo nível e fazer contato visual. Isso permitirá que você saiba se ele está prestando atenção. Quando estiver fazendo contato visual, diga a ele o que você tem para dizer.

3. Deixe suas expectativas claras. Às vezes, sentimos que explicamos a mesma coisa mil vezes, mas talvez não tenhamos sido tão claros assim, ou explicado de uma forma que as crianças realmente não entendem. Certifique-se de que o seu filho saiba o que foi planejado, e esclareça as expectativas, para que ele saiba o que vai acontecer e o que você espera que ele faça.

4. Use jogos para praticar a escuta! Estimule a capacidade de ouvir do seu filho, pedindo para ele identificar um som distante. Por exemplo, peça para ele ouvir o caminhão de lixo. Ele consegue ouvi-lo? Sentem-se em silêncio e mostre ao seu filho como ouvir atentamente. Revezem-se para identificar diferentes sons ou ruídos.

Artigos Relacionados