As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são causadas por vírus e bactérias transmitidos por meio do sexo anal, oral ou genital com uma pessoa infectada. Algumas doenças, como a hepatite B, também podem ser transmitidas por meio de agulhas e aparelhos de barbear ou pelo contato com o sangue da pessoa infectada.
É importante ter um cuidado especial durante a gravidez para prevenir as DSTs, pois algumas delas podem atravessar a placenta e infectar o seu bebê. Além disso, as DSTs são perigosas e podem causar partos prematuros, abortos espontâneos ou infecções no trato urinário.
Listamos abaixo as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns:
- Clamídia;
- Hepatite B;
- Herpes;
- Sífilis;
- Gonorreia;
- HPV;
- HIV / AIDS.
Algumas DSTs podem não apresentar sintomas, e é por isso que você deve consultar o seu médico o mais rápido possível se suspeitar de uma possível infecção.
Como posso evitar as DSTs?
É difícil evitá-las se você ou seu parceiro fizerem sexo com outras pessoas ou usarem drogas intravenosas. Você pode usar preservativos para diminuir os riscos de contrair DSTs, mas, mesmo assim, é possível ser infectada. É por isso que as relações sexuais monogâmicas são a melhor maneira de reduzir os riscos.