Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aprendendo a chutar uma bola

menino chutando uma bola

Pontos chave:
1. As habilidades físicas, o controle muscular, o equilíbrio e a coordenação do seu filho estão se desenvolvendo.
2. Progredir de uma habilidade para a próxima é um sinal de seu processo de desenvolvimento.
3. Incentive a atividade física e o desenvolvimento das habilidades motoras.
4. Concentre-se na habilidade principal de chutar, que se desenvolve gradualmente.

Seu filho está aprendendo importantes habilidades físicas à medida que adquire maior controle muscular, equilíbrio e coordenação. Ele sempre tentará fazer coisas novas e, assim que começar a andar, sua atividade física irá aumentar e sua coordenação motora grossa irá se aprimorar. Cada nova habilidade adquirida o levará para a próxima, estabelecendo a base que permitirá que ele execute tarefas físicas mais complexas. Isso é resultado de sua força muscular e um sinal de seu processo de desenvolvimento.

Aproveite o desejo natural do seu filho de querer se movimentar e ajude-o a estabelecer padrões de atividades que contribuam para o seu desenvolvimento, enquanto prepara a base para que ele seja ativo no futuro.

Hoje vamos nos concentrar em uma habilidade muito importante, que envolve o uso de bolas: chutar.

O que você verá?

Seu filho está apenas começando a andar, e você pode jurar que já o viu chutar uma bola de borracha. É muito provável que sim! Por volta do segundo aniversário, ele terá desenvolvido coordenação olho-mão suficiente para fazer isso.

X
banner kinedu desenvolvimento

A habilidade para chutar progride gradualmente. Por volta dos 14 meses, seu filho poderá segurar uma bola com as mãos, e provavelmente começará a chutá-la no mês seguinte. Mais tarde, ele conseguirá mover a perna para chutar a bola, enquanto sua coordenação continua melhorando. Por volta dos 18 meses, ele poderá correr na direção de uma bola e chutá-la e, aos 26 meses, conseguirá chutar uma bola em movimento. Um dia você o verá conseguir fazer isso, e ele o fará com mais força, direção e coordenação dos braços e pernas.

O que é necessário para desenvolver essa habilidade?

Chutar requer muito mais do que força nos membros; seu filho precisa melhorar em muitas outras coisas. Vamos lhe mostrar um pouco sobre as maravilhas de aprender a chutar!

  • Antes que o seu filho consiga chutar uma bola, ele deve ter desenvolvido um raciocínio básico de causa e efeito. Chutar alguma coisa pela primeira vez é como fazer um experimento; seu filho precisa observar cuidadosamente o que acontece e o que faz com que a bola se mova.
  • Ele também precisará dominar o equilíbrio de modo a conseguir ficar em um pé só por alguns segundos.
  • Ele precisará desenvolver coordenação e consciência espacial suficientes para calcular onde a bola está e quando mover a perna para chutá-la. Talvez ele não consiga nas primeiras vezes, mas irá melhorar gradualmente, até que um dia terá uma pontaria perfeita!

Recomenda-se que o seu filho não fique inativo por mais de uma hora, exceto quando estiver dormindo. Agora que ele está começando a desenvolver suas habilidades para chutar uma bola, vocês poderão realizar muitas outras atividades juntos!

Como ajudar o seu filho

  • Para incentivá-lo, exponha-o a bolas. Coloque algumas bolas no lugar em que ele costuma brincar ou até mesmo role uma bola em direção a ele.
  • Escolha bolas leves que possam ser empurradas com o pé. Você pode até esvaziá-las um pouco para que seja mais fácil chutá-las.
  • Proponha brincadeiras que permitam que ele pratique ficar em um pé só. Isso ajudará a desenvolver seu equilíbrio e fortalecer seus músculos.
  • Fiquem descalços para realizar algumas atividades. Isso ajudará a desenvolver a sensibilidade dos pés.
  • Vocês também podem fazer brincadeiras de coordenação. Bata palmas e peça que o seu filho repita o padrão ou andem em linha reta. Isso também aumentará sua consciência espacial, trabalhando as habilidades necessárias para chutar.
  • Demonstre ao seu filho como chutar uma bola ou mostre alguém que esteja fazendo isso, para que ele imite o movimento.
  • Quando ele conseguir, comemore!

Adquirir as habilidades que envolvem bolas será muito divertido! Em breve, seu filho começará a pegar e jogar uma bola. Será uma boa oportunidade para mantê-lo ocupado com atividades físicas enquanto se diverte. Mais adiante, ele aprenderá sobre disciplina e como trabalhar em equipe. Tire um tempo para brincar com ele!

Para mais informações, veja os seguintes artigos:

  • 6 fases do desenvolvimento motor infantil
  • As habilidades para pegar um objeto e o desenvolvimento da coordenação

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.