X
X
intoxicação alimentar na gravidez

Intoxicação alimentar durante a gravidez

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Uma intoxicação alimentar acontece quando você come algo contaminado com alguma bactéria, vírus ou toxina e isso causa náusea, vômito ou diarreia. Durante a gravidez, uma intoxicação alimentar pode ser confundida com enjôo matinal ou alguma outra doença. Se os sintomas aparecerem de repente, você sentir que a náusea é diferente do seu enjoo usual ou achar que comeu alguma coisa estragada, é provável que esteja passando mal por causa de algo que comeu. Se você não tiver certeza ou os sintomas persistirem, consulte o seu médico para descartar uma doença viral ou infecção.

Normalmente, as intoxicações não afetam o bebê. Você definitivamente vai se sentir mal e não poderá tomar qualquer medicamento que esteja acostumada, mas seu bebê está seguro. No entanto, existem bactérias, como a Listeria que, se não forem tratadas adequadamente, podem fazer mal ao feto. A Listeria é uma bactéria que pode ser encontrada em alimentos crus, como salsichas ou queijos não pasteurizados. Esta bactéria é perigosa para o bebê, mas é muito raro intoxicar-se com ela, porque não é recomendado comer alimentos crus ou não pasteurizados durante a gravidez.

Como tratar uma intoxicação durante a gravidez

O risco mais importante durante uma intoxicação alimentar é a desidratação. Se você ficar doente, beba muita água durante o dia. Comece com pequenos goles e, quando conseguir tolerar líquidos, vá aumentando a quantidade. Você também pode diluir uma bebida isotônica (utilizada em esportes) em água para recuperar os eletrólitos perdidos. Só tome cuidado com a ingestão de açúcar. Descanse bastante e se hidrate, não há remédio melhor para ajudar o seu corpo a se recuperar.

Não deixe de procurar o seu médico. Alguns tipos de intoxicação alimentar são perigosos, e seu médico lhe dará as instruções para que você melhore rapidamente. Além disso, se você sentir que está desidratada e que o vômito e a diarreia persistem, é possível que você tenha que visitar o médico para receber líquidos por via intravenosa.

Como evitar intoxicações alimentares

• Não coma alimentos crus

• Mantenha alimentos crus separados de frutas, vegetais e alimentos já preparados.

X
banner kinedu alimentação bebê

• Guarde a comida na temperatura adequada e leve à geladeira ou congele-a rapidamente.

• Lave as mãos antes de comer e depois de ir ao banheiro.

• Lave bem os pratos e utensílios de cozinha.

• Cozinhe salsichas antes de comê-las (mas tente evitá-las).

• Higienize frutas e legumes.

• Olhe a data de validade antes de comer alguma coisa.

• Não coma na rua.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *