Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Intoxicação alimentar durante a gravidez

intoxicação alimentar na gravidez

Uma intoxicação alimentar acontece quando você come algo contaminado com alguma bactéria, vírus ou toxina e isso causa náusea, vômito ou diarreia. Durante a gravidez, uma intoxicação alimentar pode ser confundida com enjôo matinal ou alguma outra doença. Se os sintomas aparecerem de repente, você sentir que a náusea é diferente do seu enjoo usual ou achar que comeu alguma coisa estragada, é provável que esteja passando mal por causa de algo que comeu. Se você não tiver certeza ou os sintomas persistirem, consulte o seu médico para descartar uma doença viral ou infecção.

Normalmente, as intoxicações não afetam o bebê. Você definitivamente vai se sentir mal e não poderá tomar qualquer medicamento que esteja acostumada, mas seu bebê está seguro. No entanto, existem bactérias, como a Listeria que, se não forem tratadas adequadamente, podem fazer mal ao feto. A Listeria é uma bactéria que pode ser encontrada em alimentos crus, como salsichas ou queijos não pasteurizados. Esta bactéria é perigosa para o bebê, mas é muito raro intoxicar-se com ela, porque não é recomendado comer alimentos crus ou não pasteurizados durante a gravidez.

Como tratar uma intoxicação durante a gravidez

O risco mais importante durante uma intoxicação alimentar é a desidratação. Se você ficar doente, beba muita água durante o dia. Comece com pequenos goles e, quando conseguir tolerar líquidos, vá aumentando a quantidade. Você também pode diluir uma bebida isotônica (utilizada em esportes) em água para recuperar os eletrólitos perdidos. Só tome cuidado com a ingestão de açúcar. Descanse bastante e se hidrate, não há remédio melhor para ajudar o seu corpo a se recuperar.

Não deixe de procurar o seu médico. Alguns tipos de intoxicação alimentar são perigosos, e seu médico lhe dará as instruções para que você melhore rapidamente. Além disso, se você sentir que está desidratada e que o vômito e a diarreia persistem, é possível que você tenha que visitar o médico para receber líquidos por via intravenosa.

Como evitar intoxicações alimentares

• Não coma alimentos crus

• Mantenha alimentos crus separados de frutas, vegetais e alimentos já preparados.

X
Nestlé banner webp

• Guarde a comida na temperatura adequada e leve à geladeira ou congele-a rapidamente.

• Lave as mãos antes de comer e depois de ir ao banheiro.

• Lave bem os pratos e utensílios de cozinha.

• Cozinhe salsichas antes de comê-las (mas tente evitá-las).

• Higienize frutas e legumes.

• Olhe a data de validade antes de comer alguma coisa.

• Não coma na rua.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.