Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meu filho é muito tímido. O que fazer?

Pontos chave:

  1. O temperamento é inato e pode tornar a criança mais ou menos tímida, mas pode ser modificado por meio de experiências e interações.
  2. As circunstâncias sociais, incluindo os micro, meso, exo e macrossistemas, moldam o desenvolvimento da criança, sendo que os pais e cuidadores têm a maior influência no microssistema.
  3. O estilo parental, particularmente a abordagem autoritária, pode dificultar o desenvolvimento da autonomia da criança e levar à timidez e a outros conflitos emocionais e comportamentais.
  4. Um apego seguro e uma sensação de segurança na relação com os pais podem levar à confiança e ao compromisso em situações sociais, enquanto uma relação insegura pode levar a dificuldades sociais no futuro.

Todos nós sabemos que cada pessoa tem uma personalidade diferente. Existem aqueles que são muito sociáveis, enquanto outros são mais inibidos. Podemos até notar essas características em crianças pequenas e bebês! Mas o que é que faz uma criança ser tímida?

Claro que o temperamento desempenha um papel importante, esta é a parte inata da personalidade das pessoas, é algo aparente e que não muda muito ao longo da vida. Portanto, o temperamento pode predispor alguém a ser tímido e evitar situações sociais. No entanto, nem tudo está perdido! O temperamento pode ser influenciado pelas experiências e interações, especialmente nos primeiros anos de vida.


Além disso, existem muitas outras circunstâncias sociais que definem o desenvolvimento. Segundo o modelo bioecológico de desenvolvimento de Bronfenbrenner, uma criança cresce dentro de vários sistemas sociais. Existe o microssistema, que inclui interações diárias com os pais e outras pessoas próximas; o mesossistema, que envolve estruturas sociais mais amplas, como a escola ou a vizinhança; o exossistema, que se refere à comunidade como um todo; e o macrossistema, que leva em conta práticas e valores culturais. No entanto, uma criança passa a maior parte do tempo interagindo dentro de um microssistema e seus companheiros diários (pais ou cuidadores) que filtram a influência de estruturas sociais maiores. Portanto, essas pessoas têm a oportunidade de contribuir e moldar o desenvolvimento da criança.

Interações sociais e temperamento não são independentes e, portanto, influenciam um ao outro. As características da personalidade das crianças provocam diferentes reações em seus pais e criam oportunidades de socialização. Assim, a criança não é apenas influenciada por seus pais, mas também determina a atitude que eles têm em torno dela. Isso cria um contexto constante de ação-reação com o qual a criança aprende a perceber, interpretar e responder a situações sociais, conhecimentos aos quais retornará em experiências futuras.

Então, o que torna uma criança tímida? Que parte do relacionamento entre pai e filho promove essa característica? Pesquisadores descobriram várias coisas a respeito disso.

X
banner kinedu desenvolvimento

Por um lado, existe o estilo de criação. Segundo Baumrind, os diferentes estilos de criação são: o democrático (caloroso e sensível), autoritário (disciplinado com controle rigoroso), permissivo (caloroso, mas sem regras) e o negligente (frio e insensível). Os cientistas descobriram que o controle excessivo e o estilo autoritário (que inclui práticas como manipulação emocional, ser muito invasivo ou exercer controle estrito, punitivo e severo) pode enfraquecer ou inibir o desenvolvimento da autonomia de uma criança e levá-lo ao afastamento e à timidez (além de outros conflitos emocionais e comportamentais).

Por outro lado, pesquisas mostram que o apego seguro e a sensação de segurança de uma criança em seu relacionamento com os pais podem estabelecer as bases para sua futura confiança e envolvimento em situações sociais. Ao contrário disso, ter um relacionamento instável com os pais pode levar uma criança a ter dificuldades sociais no futuro.

Se seu filho é tímido, não se preocupe. Lembre-se de que às vezes as crianças são naturalmente reservadas e levam um pouco de tempo para se sentirem confortáveis em novas situações, lugares ou pessoas. O importante é que o seu filho não esteja emocionalmente estressado, a ponto de a timidez dele o machucar e não permitir que ele se adapte.

 

Artigos Relacionados

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.