X
X
bebê brincando de bruços

O desenvolvimento muscular do seu bebê

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Quando você ouve o termo “tônus muscular”, no que você pensa? Talvez você se imagine indo à academia, ou pense em um atleta de alto desempenho trabalhando para alcançar um tônus muscular adequado. Mas alguma vez você pensa sobre o seu bebê quando ouve este termo?

O tônus muscular é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento físico do seu bebê. Desde o primeiro dia, o tônus muscular do seu filho será um tema importante. A maioria dos bebês chega ao mundo com um bom tônus muscular, que permite que se movam. Desde muito cedo, os bebês podem ser vistos mexendo e sacudindo as pernas e os braços.

Esta ação emocionante é possível graças aos mais de 600 músculos do corpo do seu filho, que crescerão e se fortalecerão dia após dia, melhorando a qualidade dos movimentos e da coordenação dele. Isso determinará a capacidade do seu filho de alcançar alguns dos mais importantes marcos do desenvolvimento, como o controle da cabeça, sentar-se, levantar-se, andar e correr.

X
banner kinedu desenvolvimento

Como esses músculos se fortalecerão? Parece um processo natural e simples, mas se você pensar sobre o seu próprio tônus muscular, ele aparece magicamente ou você faz alguma coisa para consegui-lo?

Ainda que os músculos do seu filho se fortaleçam de forma natural, eles também podem ser influenciados pelo seu ambiente. Isso significa que há coisas que você pode fazer para ajudar o seu bebê a ficar mais forte. Confira algumas dicas para ajudar o seu filho a desenvolver o tônus muscular:

  • Exercício. Brinque com o seu filho todos os dias. Você pode gesticular, fazê-lo sorrir e, em seguida, se afastar um pouco. Ele irá esticar os braços e as pernas para tentar tocar você. Mesmo que seja um movimento mínimo, isso está fortalecendo alguns dos músculos dele. Você também pode afastar um pouco seus brinquedos e ajudá-lo a praticar o movimento da cabeça, trabalhando seus músculos do pescoço.
  • Experiências de movimento. Quando você move seu bebê, você está estimulando o equilíbrio do ouvido interno, algo que também contribuirá para o desenvolvimento do tônus muscular e dos processos motores. Carregue o seu filho e mova-se lentamente enquanto canta ou dança. Você também pode esticar os braços e as pernas dele, simulando uma dança. Mexer os membros e as articulações também é bom para o tônus muscular!
  • Ficar de bruços. Coloque o seu filho de bruços – enquanto estiver nesta posição, ele será forçado a empurrar o corpo para cima e a mover o pescoço para explorar o ambiente, algo que irá fortalecer seus músculos. Se ele não gosta de ficar nesta posição, encurte os intervalos em que você o deixa de bruços e coloque um espelho em frente a ele para que ele tenha algo no qual se concentrar; isso também irá deixá-lo animado para levantar a cabeça.
  • Massagens. Fazer massagens no seu filho o ajudará a fortalecer os ossos, os músculos e o sistema imunológico. Você também pode acariciar o corpo do seu bebê para estimular seus músculos.
  • Acima de tudo, divirtam-se! Algumas atividades que seu filho não gosta podem passar voando se vocês estiverem se divertindo. Inclua brinquedos e jogos, sorria para o seu filho e permita que ele sinta todo o seu amor. Isso será muito útil!

Para saber mais sobre o desenvolvimento muscular, leia este artigo.

E, para saber mais sobre os marcos do desenvolvimento físico, confira este artigo.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “O desenvolvimento muscular do seu bebê”

  1. Pingback: Quais são os alimentos que aumentam o leite materno? - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *