X
X
Pai feliz com suas 3 filhas

O poder de um pai: Dicas para novos papais!

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

O Diretor Geral do Kinedu, que também é pai de três meninas, compartilhou algumas dicas baseadas na ciência.

Todos sabemos que ter um pai engajado é ótimo para a vida de qualquer criança. Interações ativas, enriquecedoras e cheias de amor são o segredo para que elas tenham o melhor início de vida. Como trabalho com o desenvolvimento na primeira infância, há 11 anos venho falando sobre a importância deste envolvimento no meu trabalho, mas acho que só entendi perfeitamente este conceito de verdade quando descobri que seria pai.

De onde vim, não é tão normal que os pais se envolvam ativamente com seus filhos. Eu não presenciei e nem vi exemplos disso acontecendo ao meu redor. Mas, intuitivamente, eu sabia da importância de ser um pai presente na vida das minhas filhas. Então, há 5 anos, um pouco antes de as minhas gêmeas nascerem, eu fiz o que os pais normalmente fazem quando têm alguma dúvida sobre paternidade: mergulhei em pesquisas. Nesse Dia dos Pais, gostaria de compartilhar com vocês os três principais pontos que me ajudaram a entender melhor minha responsabilidade como pai:

Lições aprendidas ao me tornar um pai:

1 – Ser presente e ativo é muito importante

A base das habilidades cognitivas, emocionais e físicas do seu bebê são construídas nos primeiros 1.000 dias de vida. Esses primeiros anos são moldados pelas interações que as crianças têm com os adultos em suas vidas. E isso é uma verdade para qualquer cuidador, mas inúmeros estudos mostram que os bebês cujos pais interagem mais com eles têm um potencial cognitivo mais alto e melhores notas na escola no futuro. O impacto nas habilidades socioafetivas é ainda maior: as crianças cujos pais são mais envolvidos crescem e se tornam curiosas, comunicativas e mais resilientes em relação ao estresse, às frustrações e às adversidades.

Todos os estudos que li consistentemente diziam a mesma coisa: quando um pai está envolvido ativamente com a vida do filho, especialmente desde o nascimento, o futuro da criança é muito mais brilhante. Como pais, sempre queremos o melhor para nossos filhos – para que cresçam saudáveis, felizes e emocionalmente estáveis -, portanto, cabe a nós incentivar essas qualidades, começando desde o nascimento.

X
banner kinedu desenvolvimento

2 – Um pai ativo e presente na vida do filho facilita muito a vida de um parceiro

Os pais precisam lembrar que quanto mais eles participam das coisas em casa, mais permitem que as mães, parceiros ou outros cuidadores se concentrem em seus trabalhos, criem laços afetivos com o seu filho, pratiquem o autocuidado, etc. Isso é especialmente verdadeiro para as mães. O nascimento de um filho afeta desproporcionalmente a saúde física e mental das mulheres. Parece óbvio, mas ter um parceiro envolvido e participativo em casa durante as primeiras semanas após o nascimento demonstrou reduzir a incidência de depressão pós-parto nas mães.

Dito isto, garantir que o pai possa ficar em casa requer mudanças institucionais. As empresas precisam oferecer licença paternidade e horários de trabalho flexíveis. Quando fazem isso, todos ganham, incluindo o empregador. Nas empresas em que a licença paternidade é oferecida, as mulheres retornam ao trabalho mais rápido, a disparidade salarial entre os gêneros é reduzida e as equipes são mais produtivas. As empresas devem promover bem-estar e equilíbrio para toda a família, e não apenas para as mães (Isso pode até mudar após a COVID-19. Agora que as medidas de quarentena em todo o mundo mostraram a muitas empresas que o trabalho remoto é possível, esse pode ser um passo positivo para homens e mulheres).

3 – Não é a quantidade, mas a qualidade do tempo que importa

Nem todo pai pode passar o dia todo com seus filhos. Eu normalmente faço uma viagem até o meu trabalho todos os dias, passo a maior parte do tempo no escritório e tenho pouco tempo no final do dia para a minha família. No entanto, pesquisas mostram que tempo de qualidade não é criar eventos especiais ou planejados com antecedência. É por meio de interações diárias e regulares, que acontecem durante a rotina – como enquanto se limpa a casa ou prepara as refeições – que você consegue aproveitar ao máximo o tempo com o seu filho. Você só precisa estar conectado, sintonizado e interessado no seu pequeno e no mundo dele.

Portanto, se envolva mais com seu filho. Leia livros, faça cócegas e dê banho nele. Esses momentos não voltam. Ser pai mudou minha vida para sempre, e eu tenho aproveitado cada passo deste caminho. Embora eu não esteja presente o tempo todo, estes últimos meses em casa foram uma bênção disfarçada: eu vi minha esposa e minhas filhas todos os dias! Não sei quando isso vai acabar ou o que acontecerá amanhã, mas sei que hoje é um presente que não vou desperdiçar. Feliz Dia dos Pais!


Luis Garza é fundador e CEO do Kinedu. Trabalha com Desenvolvimento na Primeira Infância desde 2009, quando ajudou a fundar a Advenio, uma rede de berçários e creches na América Latina. Ele vive em Monterrey, Mexico, com sua esposa, Paulina, e suas três filhas, Paulina, Balbina e Sofia.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

1 comentário em “O poder de um pai: Dicas para novos papais!”

  1. Pingback: Cabe a nós: maternidade durante a pandemia - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *