Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que fazer quando seu filho quer escolher a própria roupa

Se você está criando uma criança em idade pré-escolar, há chances de que o seu filho comece a insistir para ir à escola vestido de pirata ou roupas de balé. Embora essa tendência de moda seja fofa, e também pouco prática, crianças de dois a quatro anos de idade começam a sentir a necessidade de serem mais independentes e autônomas, e tendem a demonstrar isso logo após o banho e ao se vestir.

Escolher as próprias roupas é uma forma segura de expressão pessoal e de o seu filho lhe mostrar que está crescendo e agora é capaz de fazer muitas coisas novas. Como a autonomia e o autocuidado são muito importantes para o desenvolvimento socioafetivo de uma criança, aqui estão algumas dicas de como permitir mais liberdade ao se vestir, evitando brigas com o seu filho, que não vê problemas em sair para brincar no inverno vestido de Aladdin.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Se você for a um evento importante com o seu filho, selecione algumas combinações de roupas apropriadas, a partir das quais ele possa escolher. Desta forma, ele decidirá o que quer vestir e você se certificará de que ele use algo apropriado para o clima do dia e a ocasião especial.

– Certifique-se de que as roupas não tenham fechos ou botões muito complicados, para não sobrecarregar o seu filho na hora de se vestir. Incentive-o a fazer isso sozinho, mas ofereça ajuda com pequenos fechos, botões difíceis ou para amarrar os sapatos. Assim, ele não perderá o interesse na tarefa e nem ficará tão frustrado a ponto de não querer tentar novamente.

– Peça a opinião dele quando for às compras. Envolver o seu filho desde o início facilitará o uso das roupas que ele comprou. Para crianças menores, escolha roupas confortáveis com uma imagem ou personagem de que elas gostem.

Artigos Relacionados

Quer receber outros conteúdos
como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.