Não é de surpreender que muitos pais se preocupem com a reação de seu animal de estimação quando o novo membro da família chegar. Como uma criança, seu animal pode sentir ciúmes ou querer competir pela sua atenção com a chegada do bebê. Da noite para o dia ele receberá menos atenção e haverá mudanças drásticas na rotina, cheiros e ruídos da casa. Pode parecer bobeira para algumas pessoas, mas para quem gosta de animais é muito importante preparar o seu cão ou gato durante a gravidez para esta importante transição.

banner kinedu prenatal ptPowered by Rock Convert

Aqui estão algumas dicas para você começar hoje a preparar o seu animal de estimação para a grande mudança:

  • Segurança em primeiro lugar. Leve seu animal de estimação ao veterinário para um exame completo, verifique se há infecções, pulgas ou carrapatos.
  • Exponha seu animal de estimação a outros bebês. Convide parentes ou amigos que tenham bebês para que seu cão ou gato se acostume com eles e se familiarize com esses novos sons e cheiros.
  • Animais agressivos. Se seu animal de estimação costuma ser agressivo e agora você pretende deixá-lo fora de casa, comece a fazer isso a partir de agora, antes da chegada do bebê.
  • Peça para o seu parceiro apresentar ao seu animal de estimação um objeto levado do hospital com o cheiro do bebê antes de levá-lo para casa. Dessa forma, seu cão ou gato reconhecerá o cheiro e saberá quem está entrando na casa.
  • Estabeleça limites claros no quarto do bebê. Esta área deve ser estritamente proibida para o animal de estimação, pelo menos por enquanto.
  • Quando o bebê chegar, por mais caótica que seja sua vida, tente manter a rotina com seu animal de estimação. Se você não conseguir levar seu cachorro para passear todos os dias, peça ajuda.
  • Propicie momentos para o seu bebê e seu animal de estimação ficarem juntos sob supervisão. Coloque limites no animal de estimação enquanto ensina seu filho a se comportar com animais.

Se precisar de ajuda, você pode procurar um adestrador profissional. E se quiser saber mais sobre o tema, confira estes artigos: