X
X
curiosidades sobre bebês

5 curiosidades sobre bebês que você não sabia!

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Você já deve ter notado que seu bebê consegue fazer muitas coisas incríveis mesmo com poucos meses ou anos de vida. Os bebês são cheios de surpresas! Leia essas curiosidades sobre bebês e descubra alguns dos mistérios que cercam o seu filho!

5 curiosidades sobre bebês 

1. Se seu bebê está tendo problemas para dormir e você o leva para dar uma volta de carro, você percebe que ele pega no sono como em um passe de mágica?

O motivo por trás disso é que o sistema vestibular (responsável pelo equilíbrio e pelo controle espacial) diz ao cérebro do seu bebê que ele está se movendo. Como o seu bebê só consegue ver o interior do carro, o sistema visual envia sinais para o cérebro de que ele está parado. Essa confusão faz com que seu bebê durma. Mesmo que esse método seja eficaz, ele não é recomendado, pois seu bebê provavelmente não terá um sono profundo e reparador.

2. Você já se perguntou por que seu bebê cria uma cena toda vez que você sai do ambiente, mesmo que seja por pouco tempo? Ou por que o “esconde-esconde” o diverte tanto?

Isso acontece porque ele ainda não entende o conceito de permanência do objeto. Isso significa que, se alguma coisa está fora do campo de visão do seu bebê, ele assumirá que essa coisa não existe. Antes de completar um ano de idade, entre os seis e os doze meses, os bebês conquistam a capacidade de saber que algo existe, seja no campo de visão deles ou não, mesmo que não esteja mais ali.

X
banner kinedu desenvolvimento

3. Os bebês têm a habilidade natural de nadar?

Isso acontece porque, durante os primeiros 6 meses de vida, os seres humanos apresentam dois tipos de reflexos na água. O primeiro é o reflexo natatório, o que significa que o seu filho move os braços e as pernas como se estivesse nadando se você colocá-lo na água com a barriga para baixo. O segundo reflexo é o reflexo de mergulho, que permite que seu bebê permaneça debaixo d’água por mais tempo do que um adulto comum, prendendo a respiração e abrindo os olhos.

4. Você já se perguntou quantas sinapses neurais seu bebê tem em comparação a você?

Em média, os recém-nascidos têm 100 bilhões de neurônios, o que é aproximadamente o mesmo número de estrelas na Via Láctea! O número de neurônios permanece o mesmo em adultos. No entanto, o número de conexões neurais, ou sinapses, é maior quando o seu filho tem de 2 a 4 anos de idade. A rede neural está preparada para aprender qualquer coisa, como idiomas, instrumentos musicais e esportes. Quando ele se torna adulto, o número de sinapses diminui para um terço do que ele tinha, e as que permanecem são reforçadas.

5. Você já se perguntou como seu bebê reconhece você se a visão dele ainda não se desenvolveu?

Antes do seu bebê nascer (por volta dos sete meses de gravidez), ele começa a ouvir sua voz, e é por isso que ele consegue reconhecer você desde o primeiro dia! Além disso, seu bebê começa a reconhecer seu cheiro depois de apenas três dias de vida – e seu cheiro logo se torna o favorito dele! Bebês também conseguem reconhecer a aparência da mãe ou de seu cuidador! Mesmo que, no início, eles vejam formas borradas, eles conseguem ver objetos muito próximos com grande nitidez, então eles conseguem ver o rosto da pessoa que os está alimentando!

Você sabia dessas curiosidades sobre bebês? Temos certeza de que agora você entende um pouquinho mais sobre seu pequeno, como ele experiencia algumas coisas no mundo e quão especial essa fase é para ele!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!