Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

5 curiosidades sobre o seu bebê que você não sabia!

curiosidades sobre bebês

Pontos chave:

  1. Bebês frequentemente adormecem no carro devido à confusão do seu sistema vestibular entre o movimento e o controle espacial.
  2. Bebês choram quando você sai porque desenvolvem a habilidade de permanência do objeto até os 6-12 meses.
  3. Bebês têm reflexos naturais de natação nos primeiros 6 meses de vida.
  4. Recém-nascidos têm tantos neurônios quanto estrelas na Via Láctea, com conexões de sinapses aumentando na primeira infância.
  5. Bebês reconhecem seus cuidadores através da audição, do olfato e de uma visão que melhora gradualmente, mesmo nas primeiras fases.

Você já deve ter notado que seu bebê consegue fazer muitas coisas incríveis mesmo tão pequeno! Confira 5 curiosidades sobre bebês e descubra alguns dos mistérios que cercam o seu filho!

5 curiosidades sobre bebês 

1. Se seu bebê está tendo problemas para dormir e você o leva para dar uma volta de carro, você percebe que ele pega no sono como em um passe de mágica?

O motivo por trás disso é que o sistema vestibular, responsável pelo equilíbrio e pelo controle espacial, diz ao cérebro do seu bebê que ele está se movendo. Como o seu bebê só consegue ver o interior do carro, o sistema visual envia sinais para o cérebro de que ele está parado. Essa confusão faz com que seu bebê durma. Mesmo que esse método seja eficaz, ele não é recomendado, pois seu bebê provavelmente não terá um sono profundo e reparador.

2. Você já se perguntou por que seu bebê cria uma cena toda vez que você sai do ambiente, mesmo que seja por pouco tempo? Ou por que o “esconde-esconde” o diverte tanto?

Isso acontece porque ele ainda não entende o conceito de permanência do objeto. Isso significa que, se alguma coisa estiver fora do campo de visão do seu bebê, ele assumirá que essa coisa não existe. Antes de completar um ano de idade, entre os seis e os doze meses, os bebês conquistam a capacidade de saber que algo existe, seja no campo de visão deles ou não, mesmo que não esteja mais ali.

X
banner kinedu desenvolvimento

3. Os bebês têm a habilidade natural de nadar?

Essa é uma das curiosidades sobre bebês mais frequentes. Isso acontece porque, durante os primeiros 6 meses de vida, os seres humanos apresentam dois tipos de reflexos na água. O primeiro é o reflexo natatório, o que significa que o seu filho move os braços e as pernas como se estivesse nadando se você colocá-lo na água com a barriga para baixo. O segundo reflexo é o reflexo de mergulho, que permite que seu bebê permaneça debaixo d’água por mais tempo do que um adulto comum; prendendo a respiração e abrindo os olhos.

4. Você já se perguntou quantas sinapses neurais seu bebê tem em comparação a você?

Em média, os recém-nascidos têm 100 bilhões de neurônios, o que é aproximadamente o mesmo número de estrelas na Via Láctea! O número de neurônios permanece o mesmo em adultos. No entanto, o número de conexões neurais, ou sinapses, é maior quando o seu filho tem de 2 a 4 anos de idade. A rede neural está preparada para aprender qualquer coisa, como idiomas, instrumentos musicais e esportes. Quando ele se torna adulto, o número de sinapses diminui para um terço do que ele tinha, e as que permanecem são reforçadas.

5. Você já se perguntou como seu bebê te reconhece se sua visão ainda não se desenvolveu?

Antes de o seu bebê nascer (por volta dos sete meses de gravidez), ele começa a ouvir sua voz, e é por isso que ele consegue reconhecer você desde o primeiro dia! Além disso, seu bebê começa a reconhecer seu cheiro depois de apenas três dias de vida – e seu cheiro logo se torna o favorito dele! 

Bebês também conseguem reconhecer a aparência da mãe ou de seu cuidador! Mesmo que, no início, eles vejam formas borradas, eles conseguem ver objetos muito próximos com grande nitidez, então eles conseguem ver o rosto da pessoa que os está alimentando!

Você sabia dessas curiosidades sobre bebês? Temos certeza de que agora você entende um pouquinho mais sobre seu pequeno, como ele experiencia algumas coisas no mundo e quão especial essa fase é para ele!

Artigos Relacionados