X
X

5 dicas para ajudar seu filho a se comunicar melhor

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Comunicar-se corretamente significa ser capaz de se conectar e compartilhar ideias e emoções com outras pessoas. Isso pode ser feito por meio da linguagem verbal e não verbal. Desde cedo, as crianças aprendem a interagir com entes queridos e como devem comunicar desejos e necessidades para que seus cuidadores possam satisfazê-los. Isso, então, evolui para poder transmitir ideias.

As habilidades de comunicação do seu filho se desenvolverão exponencialmente durante os primeiros anos de vida, principalmente se ele receber ajuda dos adultos ao seu redor. Aqui está uma lista de cinco coisas que você pode fazer para ajudar o seu filho a se comunicar melhor:

1. Converse com ele e ouça atentamente. Faça contato visual e ajude-o a desenvolver a linguagem, fazendo perguntas abertas que o convidem a compartilhar o que pensa.

X
banner kinedu desenvolvimento

2. Respeite e reconheça os sentimentos e ideias do seu filho. Se ele se sentir seguro e souber que você não o julgará ou criticará, ele dirá o que pensa. Lembre-se de que você pode ter empatia com os sentimentos dele, mas, mesmo assim, desaprovar seu comportamento.

3. Pergunte como foi o dia dele. Isso irá mostrar que você realmente se preocupa com ele e com o que tem a dizer. Você pode estabelecer isso como uma rotina antes de dormir, lembrando o que ele fez e sentiu durante o dia.

4. Se ainda não o fizer, inclua um momento de leitura na rotina diária do seu filho. Quando ler com ele, peça para que repita as frases ou palavras depois de você, e conversem sobre a história e as ilustrações. Talvez algo o deixe curioso e o faça perguntar “o que é isso?”.

5. Seja um bom exemplo para o seu filho. Ele observa e aprende com você. Se você fala respeitosamente com as pessoas, ele fará o mesmo. Seja um modelo de boa capacidade de comunicação, como ouvir com atenção o que alguém está falando e depois comentar o que foi dito.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!