Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

6 dicas para ajudar seu filho a gostar de aprender

Pontos chave:

  1. A orientação para metas de domínio está associada a qualidades positivas, como perseverança, busca de desafios e desejo de aprender, enquanto a orientação para metas de desempenho se concentra na demonstração de competência diante dos outros.
  2. Os pais têm grande influência na vontade de aprender da criança e podem promover o desejo de aprender associando a aprendizagem escolar às atividades da vida cotidiana, oferecendo vários tipos de experiências, fazendo com que a criança se sinta competente, entusiasmada com a aprendizagem e com foco na aprendizagem em vez de boas notas, e lançar uma luz positiva sobre o fracasso.
  3. Proporcionar um ambiente orientado para o domínio, onde as preocupações em superar os outros são pequenas, pode ajudar a manter uma mentalidade orientada para o domínio nas crianças.
  4. A competência é um motivador fundamental para as crianças e os pais devem ter cuidado com declarações encorajadoras, concentrando-se em coisas específicas que a criança realizou e restaurando a confiança quando as crianças se sentem desanimadas.

Todos nós queremos criar filhos que sejam automotivados. Não só porque isso pode levar a boas notas na escola, mas porque esse é um fator importante que influencia no sucesso futuro das crianças. Ajudá-las a terem paixão pelo desenvolvimento dos seus conhecimentos é uma grande virtude. Quando uma criança tem o desejo de aprender, ela compreende melhor e se lembra da informação por um longo período, além de se tornar mais persistente e predisposta a realizar uma atividade que seja desafiadora!

Idealmente, todos nós gostaríamos que nossos filhos se concentrassem em melhorar, e não apenas provar que são inteligentes, aproveitando a jornada de aprendizado.

Geralmente, há dois tipos de orientações de objetivos que as pessoas adotam: domínio e desempenho. A orientação de domínio centra-se na aprendizagem e na melhoria, enquanto a orientação de desempenho se concentra em mostrar competência contra os outros. Os psicólogos descobriram que ter uma orientação de domínio traz mais benefícios – algumas de suas qualidades positivas incluem: persistência, desejo de aprender e busca de desafios para melhorar ainda mais.

Mas como as crianças podem ter esse tipo de mentalidade, com foco no alto comprometimento e na ânsia de aprender, bem como na resiliência quando elas fracassam?

Acontece que os pais têm a chave; eles têm grande influência na disposição de uma criança para aprender. No entanto, eles nem sempre sabem como incentivá-la adequadamente. Em seu livro “Mentes motivadas: criar crianças para amar a aprendizagem”, a Dra. Deborah Stipek – acadêmica internacionalmente reconhecida e reitora da Escola de Educação da Universidade de Stanford – e Kathy Seal argumentam que pais e professores podem criar uma base sólida para a aprendizagem, ajudando as crianças a desenvolverem os quatro elementos-chave para o sucesso: competência, autonomia, curiosidade e relacionamentos críticos.

Então, para ajudar você a começar, aqui estão seis estratégias para impulsionar a disposição do seu pequeno para aprender e ter sucesso:

1) Associar a aprendizagem escolar às atividades do dia a dia

Quanto mais o seu filho vê a conexão entre o que ele aprende com o que ele experimenta na vida real, mais interesse ele terá em aprender sobre o assunto! Você pode iniciar conversas, planejar uma viagem ou relacionar o assunto a eventos familiares ou familiares para associar o tópico à vida diária. Por exemplo, se seu filho estiver lendo um livro, tente perguntar a ele se o personagem principal se parece com alguém que ele conhece ou se o cenário da história é como um lugar que vocês já visitaram antes.

2) Ofereça vários tipos de experiências

Viagens em família ou até recados todos os dias podem aumentar a curiosidade das crianças. Lembre-se de que expor seu filho a experiências diversas pode oferecer muitas oportunidades de aprendizado e aumentar sua vontade de explorar! Uma visita ao parque, a um museu, ao mercado ou à praia pode aprimorar o que as crianças aprendem nos livros e na escola.

Se o seu filho tiver problemas com um determinado assunto, tente fazer atividades simples e divertidas para que ele se interesse por algo relacionado a isso. Por exemplo, se ele tem dificuldades em matemática, você pode cozinhar junto com ele para ensiná-lo sobre as medidas e proporções. Ou, se ele não estiver interessado em um determinado livro, comece uma conversa sobre como a história se relaciona com as experiências dele ou de sua família.

3) Faça o seu filho se sentir competente

X
banner kinedu desenvolvimento

Nada motiva mais as crianças (e os adultos!) do que o sentimento de competência. Depois que as crianças aprendem algo novo, elas mal podem esperar para tentar novamente. É por isso que vemos crianças esvaziando e enchendo caixas repetidamente – elas estão experimentando suas novas habilidades aprendidas! São os sentimentos de satisfação e de curiosidade que as motivam.

Outra parte da construção de competência é ter cuidado com as declarações encorajadoras que você faz ao seu filho. Nós conversamos sobre isso em posts anteriores, mas é basicamente sobre como evitar elogios à inteligência ou elogios vagos. Você deve reconhecer o que seu filho realizou e dar a ele a chance de demonstrar o que aprendeu no processo. Por exemplo, você pode dizer: “Você trabalhou muito no seu desenho! Eu realmente gostei de como você organizou as cores. Me fale mais sobre o que as cores significam.”

Lembre-se de que, ao dar feedback, é melhor ser específica sobre o que você gostou e fazer perguntas sobre isso, para que o seu filho se sinta competente em relação às habilidades que está adquirindo!

Uma parte inevitável de toda jornada de aprendizado é sentir-se desencorajado. As crianças estão sujeitas a se sentirem assim em algum ponto, então o que você pode fazer nessa situação? Mostre ao seu filho o que ele já sabe, para restaurar sua confiança. Lembre-o de que ele foi capaz de enfrentar com sucesso tarefas semelhantes no passado, e que ele tem a capacidade de passar por isso. Além disso, evite dizer “é fácil” – está provado que isso faz com que as pessoas se sintam incompetentes. Quando seu filho se esforçar com uma tarefa, reconheça a dificuldade e ofereça sugestões construtivas para ajudá-lo.

4) Fique animado com a sua aprendizagem!

Se o seu filho é apaixonado por algo específico, demonstre entusiasmo e incentive-o a explorar mais sobre o assunto!

Uma forma eficaz de aprender sobre diferentes assuntos é por meio dos livros – por isso, é uma boa ideia desenvolver um hábito de leitura na sua família. Lembre-se de que você é o modelo do seu filho, então quando você lê livros e revistas por prazer, você envia a ele a mensagem de que ler é algo divertido!

Você pode começar a ler para o seu filho logo nos primeiros meses – quanto mais cedo, melhor! Esta atividade é útil para desenvolver não apenas os laços afetivos entre vocês dois, mas também as habilidades linguísticas do seu filho!

5) Concentre-se na aprendizagem ao invés das notas

Infelizmente, o peso que a sociedade dá para os testes coloca muita pressão desnecessária nas crianças, trazendo ansiedade. Você pode diminuir essas preocupações concentrando-se no que o seu filho aprendeu, e não nas notas dele. Por exemplo, peça para ele contar para você sobre um projeto que ele fez, ao invés de perguntar a nota que ele recebeu. Além disso, evite comparar seu filho com amigos, irmãos ou colegas – concentre-se apenas no progresso dele.

6) Mude a visão em relação ao fracasso

Veja o fracasso como uma oportunidade de aprendizado. Dê ao seu filho liberdade suficiente para fazer escolhas, deixando claro que você estará ao lado dele se ele precisar de ajuda. Certifique-se de lembrar o seu filho de que as pessoas que não cometem erros não aprendem nada novo. Sempre que ele falhar em algo, repasse a tarefa com ele e tentem descobrir juntos onde está o erro ou o que pode ser melhorado.

Existem várias coisas que os pais podem fazer para promover uma mentalidade orientada para o domínio. A pesquisa do psicólogo Paul O ‘Keefe, da Universidade de Stanford, mostra que há efeitos a longo prazo em se expor a um ambiente orientado para o domínio. Em seu estudo, os alunos que foram expostos a um ambiente que enfatizava o aprendizado em prol do conhecimento, onde as preocupações de superar os outros eram muito pequenas, mantiveram uma mentalidade orientada para o domínio 6 meses depois! Esses alunos estavam imersos nesse ambiente para um programa de verão, mas isso mostra que, quando uma orientação de objetivo de domínio é fomentada e reforçada, os padrões de motivação persistem.

Artigos Relacionados