X
X

8 coisas que você deve saber antes de começar a amamentar

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

O leite materno é um dos maiores presentes que você pode dar ao seu bebê. Ele contém nutrientes e anticorpos que aumentam a imunidade do seu recém nascido, ajudam na digestão e promovem o desenvolvimento do cérebro! Mas, como mãe de primeira viagem, você provavelmente tem dúvidas sobre o assunto. Por isso, reunimos oito fatos sobre amamentação que você deveria saber antes de embarcar nesse processo.

Fatos sobre a amamentação

1. A amamentação pode doer inicialmente.

Não vamos mentir. Nos primeiros dias, você pode sentir o que os especialistas chamam de “ternura extrema” – e o que algumas mães chamam de “dor”. Mas, quando encontrar a posição certa para o seu bebê, o desconforto deverá diminuir a cada mamada, desaparecendo completamente com o tempo. Seus mamilos precisam se adaptar, ficando menos sensíveis à dor e, dentro de 2 a 3 semanas, seu corpo se ajustará.

2. A melhor posição para amamentar.

Na verdade, não há uma posição correta para a amamentação. Mas, provavelmente, enquanto você ainda estiver aprendendo, talvez seja mais fácil usar a mesma mão para os dois seios. Isso significa que você irá segurar seu bebê no colo para mamar em um peito, e, para mamar no outro peito, você irá segurá-lo debaixo do seu braço. *Se seu bebê tiver refluxo, é melhor escolher uma posição ereta.

3. Posso comer peixe?

Sim, é uma boa ideia incluir peixe na sua dieta semanal como uma das fontes de proteína, principalmente peixes gordurosos como salmão, atum e cavala; eles são ricas fontes de ácidos graxos, como ômega-3, que contribuem para o crescimento e desenvolvimento saudável do seu filho.

X
banner kinedu alimentação bebê

4. Posso consumir álcool?

Talvez você queira tomar uma cerveja ou uma taça de vinho de vez em quando, afinal, você não fez isso por nove meses! Não há problema em tomar um copo dessas bebidas, mas , se você bebeu um pouquinho além do que devia, espere até que o álcool tenha sido eliminado do seu corpo para poder amamentar (normalmente, um intervalo de 2-3 horas) Antes de beber, considere ordenhar seu leite, assim, você poderá oferecê-lo ao seu bebê mais tarde.

5. Posso tomar café?

A cafeína também pode ser consumida em doses moderadas. Então, vá em frente e aproveite seu café da manhã, um chá da tarde ou até mesmo um refrigerante de vez em quando. Contanto que você limite sua ingestão de cafeína a não mais do que duas ou três xícaras por dia, você e seu bebê ficarão bem!

6. Uma almofada de amamentação é essencial.

Quando seu bebê estiver agarrado no seu peito e mamando, você não vai querer parar porque suas costas estão doendo ou seus braços estão cansados. Uma almofada de amamentação pode salvá-la da dor! Ela irá ajudar você a posicionar seu bebê corretamente e ficar confortável.

7. Por quanto tempo eu tenho que amamentar?

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam seis meses de alimentação exclusiva com leite materno e, após este período, complementar a amamentação com alimentos até os dois anos de idade, ou mais. Mas, no fim das contas, a última palavra é sua. Tudo dependerá de como você se sentir emocionalmente e das suas circunstâncias pessoais. Converse com o seu médico e o seu parceiro sobre quanto tempo você deseja amamentar.

8. A amamentação é um momento perfeito para fortalecer os laços afetivos!

Ela não só irá proporcionar ao seu bebê uma boa nutrição, mas também dará a ele a oportunidade de relaxar e fortalecer os laços afetivos com você. Experimente conversar, cantar ou até mesmo ler um livro para o seu filho. Mesmo que o seu bebê seja recém-nascido, ele estará absorvendo habilidades linguísticas toda vez que você falar ou cantar.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!