Pontos Chave:
- Conflitos ocasionais entre crianças pequenas são normais e vitais para o desenvolvimento socioafetivo.
- Dicas para a gestão de conflitos incluem ser um modelo positivo de resolução de problemas, incentivar a cooperação, propor compartilhamento, reformular problemas, sugerir soluções alternativas, incentivar a empatia e elogiar o comportamento positivo.
É perfeitamente normal que crianças pequenas às vezes se tornem sobrecarregadas e que, como pai ou mãe, você perceba que interagir com os colegas ou fazer amigos torna-se um desafio quase impossível de superar. Não se preocupe, é muito comum que surjam conflitos ocasionais entre as crianças. Estes serão um componente necessário para o desenvolvimento socioafetivo do seu filho. Quando surgir um problema, aproveite a oportunidade para ensinar estratégias para resolvê-lo.
A psicóloga Kelly Tu, do Departamento de Desenvolvimento Humano e Estudos da Família da Universidade de Auburn, tem algumas dicas sobre como ajudar o seu filho a resolver conflitos com os colegas:
– Seja um exemplo positivo de resolução de conflitos.
– Incentive a cooperação. Estimule o uso de palavras ao invés de agressão para resolver um problema.
– Sugira que ele compartilhe. Se a popularidade de um brinquedo se tornou problemática entre os amigos do seu filho, lembre-os de que, se eles compartilharem o brinquedo, todos poderão usá-lo pelo mesmo período. Você pode marcar o tempo, se necessário.
– Reformule. Se o seu filho estiver chorando ou uma emoção muito forte o invadir, peça para ele reformular o problema de uma forma que esteja aberto a soluções. Por exemplo, “ela não quer me dar o giz roxo” pode ser reformulado por você como ” há dois artistas, mas há apenas um giz roxo”.
– Ensine a ele que existem soluções diferentes. Se compartilhar é muito difícil para o seu filho, sugira que ele faça outra coisa ou brinque com um brinquedo diferente. Aceitar a situação e propor uma solução é muito útil quando se lida com conflitos entre crianças pequenas.
– Ajude-o a ver a situação do ponto de vista da outra pessoa. Essa estratégia é muito útil para evitar comportamentos agressivos e promover a empatia.
– Elogie-o. Mostrar apoio e incentivá-lo a usar resoluções positivas reforça esses comportamentos. Mostre ao seu filho que você aprecia quando ele resolve um conflito, que ele se sente bem e que você reconhece o esforço que ele fez.
– A prática leva à perfeição. Certifique-se de dar ao seu filho muitas oportunidades de passar um tempo com outras crianças e brincar com os colegas.
Uma resposta