Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ajudar seu filho a resolver conflitos com os amigos

Pontos Chave:

  1. Conflitos ocasionais entre crianças pequenas são normais e vitais para o desenvolvimento socioafetivo.
  2. Dicas para a gestão de conflitos incluem ser um modelo positivo de resolução de problemas, incentivar a cooperação, propor compartilhamento, reformular problemas, sugerir soluções alternativas, incentivar a empatia e elogiar o comportamento positivo.

É perfeitamente normal que crianças pequenas às vezes se tornem sobrecarregadas e que, como pai ou mãe, você perceba que interagir com os colegas ou fazer amigos torna-se um desafio quase impossível de superar. Não se preocupe, é muito comum que surjam conflitos ocasionais entre as crianças. Estes serão um componente necessário para o desenvolvimento socioafetivo do seu filho. Quando surgir um problema, aproveite a oportunidade para ensinar estratégias para resolvê-lo.

A psicóloga Kelly Tu, do Departamento de Desenvolvimento Humano e Estudos da Família da Universidade de Auburn, tem algumas dicas sobre como ajudar o seu filho a resolver conflitos com os colegas:

– Seja um exemplo positivo de resolução de conflitos.

– Incentive a cooperação. Estimule o uso de palavras ao invés de agressão para resolver um problema.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Sugira que ele compartilhe. Se a popularidade de um brinquedo se tornou problemática entre os amigos do seu filho, lembre-os de que, se eles compartilharem o brinquedo, todos poderão usá-lo pelo mesmo período. Você pode marcar o tempo, se necessário.

– Reformule. Se o seu filho estiver chorando ou uma emoção muito forte o invadir, peça para ele reformular o problema de uma forma que esteja aberto a soluções. Por exemplo, “ela não quer me dar o giz roxo” pode ser reformulado por você como ” há dois artistas, mas há apenas um giz roxo”.

– Ensine a ele que existem soluções diferentes. Se compartilhar é muito difícil para o seu filho, sugira que ele faça outra coisa ou brinque com um brinquedo diferente. Aceitar a situação e propor uma solução é muito útil quando se lida com conflitos entre crianças pequenas.

– Ajude-o a ver a situação do ponto de vista da outra pessoa. Essa estratégia é muito útil para evitar comportamentos agressivos e promover a empatia.

– Elogie-o. Mostrar apoio e incentivá-lo a usar resoluções positivas reforça esses comportamentos. Mostre ao seu filho que você aprecia quando ele resolve um conflito, que ele se sente bem e que você reconhece o esforço que ele fez.

– A prática leva à perfeição. Certifique-se de dar ao seu filho muitas oportunidades de passar um tempo com outras crianças e brincar com os colegas.

Artigos Relacionados