X
X

8 dicas para ajudar filho a resolver conflitos com os amigos

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

É perfeitamente normal que crianças pequenas às vezes se tornem sobrecarregadas e que, como pai ou mãe, você perceba que interagir com os colegas ou fazer amigos torna-se um desafio quase impossível de superar. Não se preocupe, é muito comum que surjam conflitos ocasionais entre as crianças. Estes serão um componente necessário para o desenvolvimento socioafetivo do seu filho. Quando surgir um problema, aproveite a oportunidade para ensinar estratégias para resolvê-lo.

A psicóloga Kelly Tu, do Departamento de Desenvolvimento Humano e Estudos da Família da Universidade de Auburn, tem algumas dicas sobre como ajudar o seu filho a resolver conflitos com os colegas:

– Seja um exemplo positivo de resolução de conflitos.

– Incentive a cooperação. Estimule o uso de palavras ao invés de agressão para resolver um problema.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Sugira que ele compartilhe. Se a popularidade de um brinquedo se tornou problemática entre os amigos do seu filho, lembre-os de que, se eles compartilharem o brinquedo, todos poderão usá-lo pelo mesmo período. Você pode marcar o tempo, se necessário.

– Reformule. Se o seu filho estiver chorando ou uma emoção muito forte o invadir, peça para ele reformular o problema de uma forma que esteja aberto a soluções. Por exemplo, “ela não quer me dar o giz roxo” pode ser reformulado por você como ” há dois artistas, mas há apenas um giz roxo”.

– Ensine a ele que existem soluções diferentes. Se compartilhar é muito difícil para o seu filho, sugira que ele faça outra coisa ou brinque com um brinquedo diferente. Aceitar a situação e propor uma solução é muito útil quando se lida com conflitos entre crianças pequenas.

– Ajude-o a ver a situação do ponto de vista da outra pessoa. Essa estratégia é muito útil para evitar comportamentos agressivos e promover a empatia.

– Elogie-o. Mostrar apoio e incentivá-lo a usar resoluções positivas reforça esses comportamentos. Mostre ao seu filho que você aprecia quando ele resolve um conflito, que ele se sente bem e que você reconhece o esforço que ele fez.

– A prática leva à perfeição. Certifique-se de dar ao seu filho muitas oportunidades de passar um tempo com outras crianças e brincar com os colegas.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “8 dicas para ajudar filho a resolver conflitos com os amigos”

  1. Pingback: Mindfulness para crianças: 6 exercícios para praticar com o seu filho - Kinedu Blog

Comentários encerrados.