Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ensinar resiliência para crianças?

Pontos chave:

  1. A resiliência é uma habilidade fundamental que os pais devem promover nos filhos.
  2. Resiliência é a capacidade de se adaptar bem à adversidade, ao trauma, à tragédia, às ameaças e até mesmo às principais fontes de estresse.
  3. Os pais podem desenvolver resiliência prestando cuidados responsivos, promovendo a responsabilidade, incutindo a tomada de decisões, ensinando o autocuidado, promovendo a autodescoberta e cultivando uma autoimagem positiva nos seus filhos.
  4. Crianças resilientes são mais saudáveis, vivem mais tempo, são mais felizes nos seus relacionamentos, têm mais sucesso na escola e no trabalho e são suficientemente confiantes para explorar o mundo.

Como pais, estamos tentando minimizar constantemente o medo e a incerteza para os nossos filhos, mas será que estamos fazendo a coisa certa? Como podemos conseguir afeto e compreensão ao invés de transmitirmos ansiedade e medo? Precisamos entender que não é possível protegermos nossos filhos de todos os perigos e decepções deste mundo. No entanto, isso não quer dizer que eles devam descobrir tudo sozinhos – os pais têm um papel importante em fornecer às crianças as ferramentas necessárias para navegar pela vida e criá-las para serem adultos resilientes.

O que significa ser resiliente? Segundo a American Psychological Association (APA), a resiliência é “a capacidade de se adaptar bem à adversidade, ao trauma, à tragédia, às ameaças ou até mesmo a fontes significativas de estresse”. Ao contrário do que a maioria das pessoas pode pensar sobre esse tema, não é que as pessoas resilientes não sejam afetadas pela adversidade – elas são capazes de lidar e superar os desafios de forma eficaz, e até mesmo de saírem fortalecidas pelos eventos!

X
banner kinedu desenvolvimento

Criar crianças resilientes é possível, você só precisa estimular as habilidades necessárias para lidar com as dificuldades futuras e se recuperar delas. Se você fornecer ao seu filho as ferramentas certas para enfrentar os desafios, ele poderá navegar pela vida com mais eficiência.

Você pode começar a promover essas habilidades desde cedo, então aproveite! Na verdade, o papel que você desempenha nos primeiros anos do bebê é muito importante na promoção dessas habilidades. Em suma, você deve fornecer um cuidado responsivo e um ambiente positivo para o seu bebê. Mesmo que as crianças pequenas não sejam capazes de expressar em palavras certos sentimentos, elas ainda estão conscientes do ambiente ao seu redor e podem absorver eventos assustadores que presenciam ou conversas que ouvem. Então você deve procurar por sinais de medo e ansiedade que seu filho possa demonstrar. Por exemplo, seu filho ficou mais apegado do que o normal? Ou ele está demonstrando certos comportamentos que podem ser sinais de ansiedade? Lembre-se de estar atento e usar brincadeiras como uma forma de ajudar seu filho a expressar seus medos! O uso de jogos de arte e simulação é uma ótima maneira de as crianças comunicarem o que não conseguem expressar em palavras.

Se você deseja promover a resiliência em seu filho, aqui estão algumas dicas que você pode seguir:

  1. Erros são oportunidades para aprender. Ensine seu filho a abraçar o fracasso. Para fazer isso, comece ensinando-lhe que o esforço contínuo, a prática e o aprendizado são as chaves para o sucesso! Certifique-se de que ele não veja os contratempos como assustadores, de modo que ele possa estar disposto a correr riscos e tentar coisas novas!
  2. Promova a responsabilidade atribuindo responsabilidades. Evite “mandar”, isso não promoverá a responsabilidade. Em vez disso, ofereça oportunidades para que ele seja responsável. Por exemplo, ele pode ajudar com certas tarefas da casa, e envolver-se em fazer coisas para os outros.
  3. Estimule a tomada de decisões. Incentive seu filho a tomar decisões e deixe que ele saiba que você o apoia. Faça-o pensar em diferentes cenários e possibilidades para que, se ele tomar uma decisão ruim, você possa oferecer orientação ou perguntar a ele: “Eu me pergunto o que poderia acontecer se fizéssemos isso…”. À medida que ele cresce, você pode gentilmente empurrá-lo para fora de sua zona de conforto, incentivando-o a experimentar novas atividades. Isso exercitará seu sistema de resposta ao estresse, como qualquer experiência nova faz – por exemplo, ir à casa de um amigo para brincar pela primeira vez.
  4. Ensine-o a fazer amigos e ajudar os outros. Ensine seu filho a ser amigo, a fim de fazer amigos e desenvolver a habilidade de empatia. Construa uma forte rede familiar para apoiar seu filho em suas decepções. Ter apoio social fortalece a resiliência.
  5. Crie rotinas. O uso de uma rotina pode ser reconfortante para as crianças, especialmente as mais novas, que anseiam por estrutura em suas vidas.
  6. Ensine o autocuidado. Seja um exemplo para o seu filho! Ensine-o sobre a importância de ter tempo para comer adequadamente, exercitar-se e descansar. Certifique-se de fornecer equilíbrio, para que ele tenha tempo para se divertir! Faça sua programação de forma que ele tenha tempo para relaxar.
  7. Ensine sobre o foco em objetivos. Ensine o seu filho a estabelecer metas, e depois a perseguí-las. Quando ele se mover em direção a um objetivo, mesmo que lentamente, e depois receber elogios por isso, ele verá o que já realizou, em vez de focar no que ele ainda precisa alcançar. Isso irá ajudá-lo a ter resiliência para avançar diante dos desafios.
  8. Cultive uma visão positiva. Quando seu filho crescer, ajude-o a lembrar como ele teve sucesso em lidar com dificuldades no passado, e certifique-se de que ele entenda que as dificuldades do passado o ajudaram a construir a força para lidar com desafios futuros!
  9. Evite perguntas que comecem com “por que” – use “como”. Ao fazer isso, você ensinará seu filho a avaliar as opções e decidir qual delas é melhor.

A resiliência faz uma grande diferença na vida. As pessoas que respondem às dificuldades com resiliência são mais saudáveis, mais longevas, mais felizes em seus relacionamentos, mais bem-sucedidas na escola e no trabalho, e confiantes o suficiente para explorar seu mundo! Lembre-se que a família age como um cobertor de segurança. Por isso, promova a proximidade da família e certifique-se de que seus filhos recebam muito amor e apoio.

Artigos Relacionados