Pontos chave:
1. Uma aparência amarelada na pele e nos olhos do seu bebê pode sinalizar icterícia, causada pelo excesso de bilirrubina devido ao fígado em desenvolvimento.
2. A icterícia pode ter origem em fatores como níveis elevados de glóbulos vermelhos, proteínas insuficientes, fígado imaturo ou reabsorção de bilirrubina no intestino.
3. Diferentes tipos de icterícia incluem a fisiológica, prematura, relacionada à amamentação, relacionada ao leite materno e incompatibilidade de tipo sanguíneo.
4. Se você observar sintomas de icterícia como pele amarelada, febre, baixa energia ou progressão, consulte um médico para um diagnóstico preciso e tratamento necessário.
Se você perceber que seu bebê está com uma aparência amarelada tanto na pele quanto no branco dos olhos, pode ser um sinal de icterícia. A icterícia é uma condição comum em bebês, que ocorre quando há muita bilirrubina no sangue. A bilirrubina é uma substância amarela produzida pelo organismo, responsável por substituir hemácias velhas. O fígado é responsável pelo processamento e pela eliminação da bilirrubina por meio das fezes. No entanto, como o fígado do seu bebê ainda está se desenvolvendo, ele não consegue eliminar tudo o que ele acumula no sangue, causando essa aparência amarelada. A icterícia pode aparecer desde o segundo ou terceiro dia de vida, ou após a primeira semana. Você irá percebê-la primeiramente no rosto do seu bebê e, possivelmente, a cor amarelada irá se espalhar e aparecer nas pernas dele.
Por que a icterícia ocorre?
Há muitas razões para o surgimento de icterícia. Por exemplo:
- Alto nível de glóbulos vermelhos;
- Falta de proteínas importantes;
- Fígado pouco desenvolvido;
- Reabsorção da bilirrubina pelo intestino.
Quais são os tipos de icterícia?
- Fisiológica: o tipo mais comum. Aparece entre o segundo e o quarto dia de nascimento, e desaparece quando o bebê tem de uma a duas semanas de idade;
- Prematura: Geralmente ocorre em bebês prematuros devido à imaturidade de seu desenvolvimento. Deve ser tratada logo para evitar complicações;
- Associada à amamentação: Pode ocorrer quando o bebê não está recebendo leite suficiente;
- Associada ao leite materno: É rara, mas alguns bebês desenvolvem icterícia devido a substâncias encontradas no leite materno. Geralmente, eles melhoram depois da terceira ou da décima segunda semana;
- Associada à incompatibilidade do tipo sanguíneo: Pode ocorrer quando o seu bebê tem um tipo sanguíneo diferente do seu. Por ter um tipo de sangue diferente, o corpo da mãe pode criar anticorpos que destroem os glóbulos vermelhos do bebê, criando um acúmulo de bilirrubina no nascimento.
Se você perceber que a pele do seu bebê está ficando amarelada, sua temperatura está alta ou a icterícia que ele já tem está se espalhando, entre em contato com o seu médico para obter um diagnóstico preciso e o tratamento necessário.