O “cadê, achou” é um dos jogos de bebê mais conhecidos, aquele que todo adulto tem em mente quando quer arrancar um sorriso do rostinho do pequeno. Por que ele é tão popular? Qual o grande segredo do “Cadê, achou”? Bem, é mais do que apenas uma brincadeira boba. É um ótimo recurso para criar vínculos com o seu bebê enquanto estimula o desenvolvimento cognitivo dele, e ainda por cima, é fácil! Tudo o que você precisa é de toda a sua atenção e algo para cobrir o rosto. Brincar de “cadê, achou” pode ter um grande impacto no desenvolvimento cognitivo, social e emocional do seu bebê. Vamos ver as diferentes idades e os benefícios dessa brincadeira com o seu filhote.
De 1 a 3 meses
Você pode começar a brincar de “cadê, achou” com o seu bebê assim que ele conseguir focar os olhos, geralmente por volta dos 2 ou 3 meses de idade. Nessa idade, eles já conseguem reconhecer faces (uma das coisas favoritas deles para olhar!) e vão adorar ver o seu rosto desaparecer e reaparecer.
Benefícios
- Estimula a visão
- Pratica o foco em um objeto
- Cria vínculos
Como brincar
- Posicione-se perto do seu bebê de forma que o seu rosto fique a cerca de 25 centímetros dos olhos dele e espere que ele foque na sua face. Então, lenta e suavemente, mova o seu rosto de um lado para o outro para ver se o seu bebê o acompanha com o olhar.
- Lá pelos 3 meses de idade, você pode sumir da linha de visão dele e aparecer de repente! Pode falar o que soar natural, como “cadê?”, “achou”, “tá aqui”, “achou a mamãe”
De 4 a 9 meses
Entre 4 e 9 meses está o pico de diversão do “cadê, achou” para os bebês. É nessa época que você finalmente vai conseguir fazer o seu pequeno gargalhar e ter um jogo de vai e vem. Isso acontece porque nessa faixa etária, eles começam a desenvolver a permanência do objeto, a compreensão de que os objetos continuam existindo mesmo quando não podem ser vistos.
Benefícios
- Ajuda a entender a permanência do objeto (habilidades cognitivas).
- Promove a interação social e ajuda o seu bebê a aprender a confiar e criar vínculos com você (habilidades sociais e emocionais).
Como brincar
- Cubra o seu rosto com as mãos ou um cobertor e depois descubra, dizendo “achou”.
- Esconda um brinquedo debaixo de um cobertor ou cesta e depois revele-o.
- Esconda-se atrás de uma porta ou parede e depois apareça.
- Cubra o rosto do seu bebê com as mãos ou cobertor, finja que não consegue vê-lo, descubra e mostre surpresa!
Acima de 10 meses
O “cadê, achou” continuará sendo divertido por um bom tempo! Conforme os bebês crescem, eles podem começar a iniciar a brincadeira sozinhos, adicionando seus próprios toques únicos. Ela evolui para algo mais parecido com uma brincadeira de esconde-esconde, onde eles podem esconder o corpo inteiro ou curtir a surpresa de ver você aparecendo de um esconderijo.
Benefícios
- Estimula o balbucio e pode ajudá-los a aprender novas palavras e sons (desenvolvimento da linguagem).
- Levantar e abaixar o cobertor ajuda na coordenação motora.
- O esconde-esconde incentiva o engatinhar, agachar, andar e correr.
Como brincar
- Esconda objetos debaixo de um cobertor ou outro objeto e depois revele-os.
- Esconda objetos pela casa ou cômodos.
- Brinque de esconde-esconde.
- Brinque de “cadê, achou” no escuro com uma lanterna.
- Esconda o seu bebê ou criança pequena debaixo de um cobertor e finja que não consegue vê-lo, descubra e mostre surpresa!