A preensão pinça é um termo que se refere à habilidade de segurar um objeto pequeno (ou não) usando o polegar e o indicador. É um marco importante no desenvolvimento motor fino! Na verdade, é um dos primeiros marcos de um bebê, alcançado entre 9 e 12 meses. É um marco significativo que prepara o caminho para a alimentação independente e outros marcos importantes no futuro próximo, como desenhar, escrever, se vestir e muitas outras habilidades básicas da vida!
Caminho para a Preensão Pinça
Antes que o seu bebê domine a preensão pinça, ele passará por uma série de marcos menores:
- Reflexo de preensão palmar: Os bebês nascem com esse reflexo e se agarram firmemente a qualquer coisa que seja colocada em sua mão.
- Bater: Depois de descobrir as mãos por volta dos 3-4 meses, eles começarão a usar os braços e as mãos para bater em objetos próximos.
- Preensão com toda a mão: Aos 4-6 meses, eles começarão a agarrar objetos intencionalmente usando toda a mão, geralmente ambas as mãos.
- Preensão de varredura: É quando o seu bebê usa toda a mão para pegar objetos, eles começam a fazer isso por volta dos 5-6 meses até os 9 meses.
- Preensão pinça: Geralmente alcançada por volta dos 9-12 meses.
Incentivando a Preensão Pinça
Aqui estão algumas atividades divertidas para ajudar o seu bebê a praticar a preensão pinça:
- Ofereça alimentos para os dedos: Deixe o seu bebê praticar pegando pequenos pedaços de comida, como ervilhas, cereais ou mirtilos.
- Brinque com brinquedos: Forneça brinquedos com diferentes texturas e tamanhos, como blocos pequenos, contas, lenços, livros táteis, livros de papelão e até espaguete cru!
- Brincadeiras sensoriais: Atividades como brincar com massa de modelar ou pintura com os dedos podem ajudar a fortalecer os músculos dos dedos. Confira estas ideias sensoriais em nosso catálogo: Gel de chia, espaguete colorido, areia comestível.
- Ofereça objetos pequenos: Forneça ao seu bebê atividades com objetos pequenos adequados à idade, como pompons em um batedor ou enchendo uma garrafa com contas.
Quando se Preocupar
A preensão pinça é um marco que não é tão óbvio a olho nu como outros marcos motores, como engatinhar ou rolar. Muitos pais não estão muito conscientes da progressão do seu bebê através dessa habilidade motora fina, pois às vezes passa despercebida enquanto você está ocupado se concentrando nas habilidades motoras grossas ou simplesmente observando felizmente o seu bebê brincar e interagir com objetos. Quando você está ciente desse marco, pode observar o seu bebê progredir através dos diferentes tipos de preensão e começar a oferecer diferentes brinquedos ou materiais para promover a preensão pinça dele. E embora a maioria dos bebês desenvolva a preensão pinça entre 9 e 12 meses, alguns sinais de alerta anteriores a esse marco podem indicar um atraso:
- Não agarra objetos aos 4 meses.
- Não leva objetos à boca aos 4 meses.
- As mãos continuam fechadas em punho aos 6 meses.
- Não alcança objetos aos 6 meses.
- Não leva ambas as mãos ao meio do corpo aos 10 meses.
- Não solta objetos intencionalmente aos 12 meses.
- Usa apenas uma mão para comer, brincar, tocar, agarrar, etc.
Lembre-se, cada bebê se desenvolve no seu próprio ritmo. No entanto, se você tiver alguma preocupação sobre o desenvolvimento do seu bebê, é sempre melhor consultar o seu pediatra.