Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Com quantos meses o bebê pode tomar suco?

Pontos chave:

  1. A Academia Americana de Pediatria atualizou suas recomendações sobre o consumo de sucos de frutas, informando que bebês menores de 12 meses não devem tomar nenhum suco de frutas.
  2. As diretrizes estabelecem que o consumo de sucos de frutas deve ser limitado de acordo com a idade da criança, sendo as crianças entre 1 e 3 anos aconselhadas a consumir não mais do que 120 ml por dia, enquanto as de 7 a 18 anos não devem exceder 230 ml por dia.
  3. O suco de fruta tem baixo teor de fibras e alto teor de açúcar, e o consumo excessivo coloca as crianças em risco de cárie dentária e ingestão de alto teor calórico.
  4. A AAP recomenda oferecer frutas ou vegetais inteiros diariamente e evitar o uso de copinhos ao longo do dia para evitar a exposição constante ao açúcar.

O suco de fruta é uma bebida popular entre as crianças e os pais os adoram, pois hidratam e fornecem porções de frutas (importante especialmente para os bebês que rejeitam as frutas inteiras). Mas mesmo que o suco seja natural e feito a partir das frutas, ela é uma bebida que deve ser dada livremente para o seu bebê?

O suco de frutas foi liberado para o consumo com moderação a partir dos seis meses de idade, mas a Academia Americana de Pediatria (AAP) publicou recentemente uma mudança nessas recomendações, sugerindo que o consumo de suco comece apenas depois dos doze meses de idade.

X
Nestlé banner webp
X
banner kinedu saúde

O suco é conhecido por encher as barrigas das crianças, substituindo os alimentos sólidos ou o leite materno, que são mais necessários para os bebês. Embora o suco integral de frutas sem adição de açúcar forneça nutrientes, é muito rico em frutose (o açúcar da fruta!) e pobre em fibras, aumentando o risco de cáries e da ingestão excessiva de calorias.

Comer a fruta é sempre melhor do que beber seu suco – e se o seu filho consumir frutas, ele não precisará de sucos em sua dieta. O suco de frutas não oferece nenhum benefício nutricional para os bebês com menos de 1 ano de idade. Depois de completarem 1 ano, as crianças podem consumir um pouco de suco para complementar uma dieta balanceada, de acordo com sua idade.Se quiser oferecer suco de frutas ao seu bebê, certifique-se de seguir as recomendações abaixo.

Diretrizes para o consumo de suco da Academia Americana de Pediatria:

  • Bebês de 0 a 12 meses: não oferecer suco de frutas.
  • Crianças de 1 a 3 anos: até 120ml de suco por dia.
  • Crianças de 4 a 6 anos: até 180ml de suco por dia.
  • Crianças de 7 a 18 anos: até 230ml (1 xícara) por dia.

Outras recomendações da AAP:

  • Ofereça e incentive seu filho a comer frutas e legumes diariamente (se seu filho vê você comer frutas, ele se tornará mais propenso a consumi-las também!).
  • Não coloque suco no copo de treinamento para ser consumido ao longo do dia, pois a exposição constante ao açúcar pode aumentar o risco de cáries.
  • Não ofereça suco de frutas na hora de dormir – isso também pode contribuir para o aparecimento de cáries.
  • O suco de frutas não é necessário para uma dieta saudável. O leite materno ou a fórmula são suficientes para os bebês, enquanto a água ou o leite são suficientes para crianças a partir de 1 ano.
  • Se for servir frutas ao seu filho, certifique-se de que não há açúcar adicionado nelas.
  • Se optar por um suco industrializado, certifique-se de que ele seja pasteurizado.
  • Embora o suco de frutas seja utilizado como um remédio caseiro para a desidratação, a constipação ou a diarreia, este não é o tratamento adequado. Nestes casos, entre em contato com o seu pediatra.

Artigos Relacionados