Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como os bebês aprendem?

lógica bebê

Pontos chave:

  1. A pesquisadora principal do Laboratório de Cognição Infantil Precoce do MIT, Laura Schulz, estuda a aprendizagem na primeira infância e como ela se relaciona fundamentalmente com a cognição humana.
  2. Schulz conduziu um estudo que demonstrou que os bebês podem fazer inferências a partir do seu ambiente e aprender usando sua lógica.
  3. O estudo envolveu dar aos bebês uma caixa cheia de bolas de duas cores, azul e amarelo, e demonstrar que eles podem generalizar propriedades das bolas azuis para as amarelas.
  4. O estudo apoia a teoria de que os seres humanos são aprendizes racionais desde as primeiras fases do desenvolvimento.

Você já se perguntou como os bebês aprendem? Como a lógica de um bebê funciona?

Laura Schulz, pesquisadora-chefe do Laboratório de Cognição da Primeira Infância do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, estuda a aprendizagem na primeira infância e sua relação com a cognição humana. Schulz vem tentando entender como as crianças aprendem e absorvem tanto em um curto período e como chegam a conclusões lógicas a partir das informações ao seu redor.

O estudo de Schultz sobre a lógica dos bebês

Em um estudo que ela conduziu, Schulz pretendia provar que os bebês fazem inferências a partir de seus arredores e aprendem usando a lógica. No experimento, um bebê de quinze meses de idade foi exposto a uma caixa cheia de bolas azuis e amarelas, que podiam ou não fazer barulho.

X
banner kinedu desenvolvimento

Na primeira parte do experimento, a maioria das bolas na caixa era azul, e um pesquisador tirava três bolas azuis seguidas da caixa e as apertava para que elas fizessem barulho. O bebê, então, entendia que as bolas faziam barulho.

Mas o que acontecia quando uma bola amarela da mesma caixa era entregue ao bebê? Ele tentava apertá-la, para que ela fizesse barulho. Os bebês generalizavam as propriedades das bolas azuis para as bolas amarelas.

A segunda parte do experimento era ainda mais interessante: consistia em ver o que aconteceria quando a amostra de bolas na caixa mudava. Dessa vez, os bebês eram expostos exatamente à mesma coisa (três bolas azuis que produziam som), mas elas eram retiradas de uma caixa em que a maioria das bolas era amarela – uma amostragem que possivelmente não era aleatória. Depois de verem as três bolas azuis fazerem barulho, os bebês recebiam a bola amarela, e, desta vez, a maioria deles não tentava apertá-las, mas sim fazer algo diferente com elas. Isso demonstra que os bebês de quinze meses mudam seus comportamentos com base na probabilidade do que já observaram.

A terceira parte do experimento envolvia pegar apenas uma bola azul que faz barulho de dentro de uma caixa em que a maioria das bolas era amarela, o que não seria uma amostra improvável. Schulz previu que os bebês, como os cientistas, se importariam com a aleatoriedade da amostra, e, por isso, tentariam apertar a bola amarela que lhes foi entregue em seguida. Eles estavam corretos! Neste caso, a maioria dos bebês tentou apertar a bola amarela também.

Conclusões sobre o experimento

Schulz conclui que os bebês conseguem fazer generalizações a partir de poucos dados. Parte disso se dá porque suas inferências são sensíveis a como a amostra de evidências reflete a população em geral. Seu estudo apoia a teoria de que os humanos são aprendizes racionais desde os primeiros estágios de desenvolvimento.  

Agora você conhece um pouco mais sobre a lógica de um bebê e como a mente do seu filho funciona! Por meio dos experimentos de Schulz, começamos a entender como os bebês aprendem sobre o mundo ao seu redor, e como suas mentes são surpreendentemente lógicas.

Artigos Relacionados