Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como incentivar as crianças a terem uma imagem corporal positiva

Pontos chave:
1. Suas ações e palavras influenciam a imagem corporal de seu filho.
2. Evite comentários negativos sobre corpos.
3. Elogie ações e qualidades, não apenas a aparência.
4. Incentive a atividade física e alimentação saudável.

Como mãe/pai, você é o primeiro modelo do seu filho e a maior influência em suas vidas. Então, o que você faz e diz é importante.

As crianças são como esponjas, absorvem tudo o que lhes é fornecido pelo ambiente, e isso inclui nossas ações. Nossas atitudes em relação a nós mesmos e aos outros as marcam e podem gerar certas crenças desde a primeira infância. Nós, como pais, desempenhamos um papel muito importante em ajudar a construir uma imagem corporal saudável em nossos filhos, que os fará apreciar e amar seus corpos. Nunca é cedo demais para começar! De fato, se começarmos cedo, podemos ajudar a desenvolver uma autoestima saudável, que, por sua vez, irá favorecer o bem-estar socioafetivo de nossos filhos.

Como faço para ajudar meu filho a ter uma imagem positiva do próprio corpo?

X
banner kinedu desenvolvimento
  • Dê o exemplo: Evite fazer comentários negativos sobre seu corpo ou sobre os corpos de outras pessoas. Não se queixe do seu corpo na frente do seu filho e nem deixe ele observar você agindo negativamente em relação ao seu corpo. Suas atitudes têm poder e, se você não for cuidadosa, elas podem ser internalizadas pelo seu filho.
  • Faça elogios específicos: Embora não seja um problema dizer ao seu filho que ele é bonito e maravilhoso, não se esqueça de enfatizar suas atitudes e qualidades específicas, não apenas sua aparência física. Tente complementar o elogio com as capacidades do corpo, ao invés de se restringir à sua aparência. Você pode dizer ao seu filho, por exemplo: “Uau, veja como o seu corpo é forte, você aprendeu a correr!”, ou “Com o seu esforço, você aprendeu a colocar a camisa sozinho!”.
  • Estimule a atividade física: Ser ativo tem um impacto direto na saúde e no bem-estar, então ofereça atividades divertidas que permitam que seu filho se mova dentro e fora de casa. Faça um passeio ao ar livre com ele, ou uma festa dançante. O importante é que a atividade seja agradável, divertida, e uma parte natural da vida cotidiana.
  • Forneça opções de alimentação saudável e demonstre uma atitude positiva em relação à comida: Concentre-se em fazer refeições saudáveis ​​e lanches saborosos em vez de restringir ou rotular os alimentos. Evite dizer ao seu filho que este alimento é “bom” ou “ruim”, mas ensine-o sobre os benefícios de comer certos alimentos. Além disso, classifique como “às vezes” os alimentos que podem ser consumidos em pequenas quantidades, e como “sempre” os alimentos saudáveis, que fornecem energia e nos ajudam a crescer.
  • Convide seu filho a participar de atividades que estimulem sua independência: Peça ao seu filho para ajudar na cozinha e na lavanderia, ensine-o a se vestir, dê duas ou três opções de roupas para ele escolher, etc. Quando as crianças participam de atividades que estimulam sua independência, sua autoestima e sua autonomia também aumentam, fazendo com que elas se sintam bem consigo mesmas. Isso, por sua vez, cria uma autoimagem positiva.

Há muitas coisas que você pode fazer para ajudar seu filho a crescer confiante e seguro. Esperamos que estas dicas ajudem! E você? O que você faz para construir uma imagem corporal positiva no seu filho? Deixe sua dica nos comentários!

Para mais informações, não deixe de conferir:

Artigos Relacionados