Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como a maternidade muda o seu cérebro

Pontos-chave:

  1. A maternidade traz mudanças neurológicas significativas, aprimorando o vínculo emocional e a percepção sensorial, especialmente no olfato e na audição.
  2. O cérebro se adapta à maternidade, fortalecendo as habilidades de tomada de decisão e reduzindo a atividade relacionada ao estresse, criando uma paisagem neural única e cheia de amor.

Sarah Walker uma vez disse que se tornar mãe é como descobrir um novo cômodo na casa em que você sempre viveu. Essa descrição nos parece precisa; afinal, a maternidade revela caminhos neurais no seu cérebro que você ainda não descobriu.

Quais são essas mudanças cerebrais e por que você não as descobriu?

Essas mudanças moldam o cérebro da mãe de maneiras inesperadas e mudam a maneira como ela pensa e sua visão do mundo. Os cientistas estão agora apontando as mudanças que ocorrem no cérebro, especialmente nas áreas envolvidas na regulação emocional, na empatia e na interação social. Estas são, em grande parte, mudanças neurológicas que as mães experimentam durante a gravidez e no pós-parto, acompanhadas por uma enxurrada de hormônios que ajudam a fortalecer os laços afetivos entre uma nova mãe e seu bebê, criando uma atração poderosa. O amor esmagador, a proteção forte e a preocupação constante começam com reações bioquímicas no cérebro.

Quando um bebê nasce, o olfato passa a ter um grande apelo para a mãe. Ele é a “cola” que conecta a mãe ao seu bebê, e as mães se tornam instantaneamente especialistas em identificar seus bebês por meio de seu cheiro característico. Esse aumento na capacidade olfativa é causado pela liberação de hormônios no final da gravidez, que causa alterações no bulbo olfatório (o principal centro de processamento de odores do cérebro). A amígdala processa as reações aos odores e torna esse odor altamente atrativo para a mãe, fortalecendo ainda mais os laços afetivos entre a mãe e seu recém-nascido. Quanto maiores os laços afetivos, mais a mãe se sente atraída por esse cheiro, tornando o relacionamento ainda mais poderoso.

Como as mães conseguem lidar com todos esses novos desafios? Elas precisam estar um passo à frente – precisam ser atenciosas, tomar decisões rápidas e priorizar as necessidades de seus filhos. Essas são tarefas do córtex pré-frontal do cérebro, e as mães serão capazes de enfrentar esses desafios se essa parte do cérebro estiver pronta para isso. O lado positivo do cérebro humano é sua capacidade de se adaptar a esses novos desafios. As conexões de tomada de decisões são fortalecidas por meio de seu uso constante, e as mães tornam-se mais eficientes em prestar atenção às coisas que importam, deixando de lado o que pode ser seguramente ignorado.

X
banner kinedu desenvolvimento

O benefício mais básico e notório da maternidade é como os bebês fazem as mães se sentirem eufóricas. A dopamina, substância química do prazer no cérebro, é liberada toda vez que uma mãe cheira seu bebê ou olha nos olhos dele. Essa poderosa reação de prazer supera qualquer outra experiência! O principal centro de prazer no cérebro da mãe se ilumina, influenciando a maneira como ela fala com seu bebê e como ela é atenciosa e afetuosa. Os níveis de ocitocina da mãe (responsáveis ​pelos laços afetivos entre ela e o bebê) também aumentam durante a gravidez e após o nascimento. Esse aumento também ocorre quando a mãe está amamentando, o que explica por que as mães que amamentam parecem ser mais sensíveis ao som do choro do bebê.

A maternidade pode ser estressante, e as mães afirmam ter drásticas mudanças de humor após a gravidez devido às alterações hormonais. No entanto, mais tarde, elas poderão notar que a maternidade pode acalmá-las, especialmente quando combinada com a amamentação. Curiosamente, a amamentação reduz a atividade cerebral relacionada ao estresse. Isso é vantajoso porque um bebê que é amamentado não se beneficiaria da combinação do leite materno com os hormônios do estresse da mãe. Essa redução da atividade relacionada ao estresse no cérebro ajuda as mães a priorizarem as tarefas diárias e lhes dá mais coragem e motivação!

Então, como é esse novo cérebro? Segundo Feldman, “os cientistas estão começando a perceber que se tornar mãe ou pai se parece muito – ao menos no cérebro – como estar apaixonado. Durante os primeiros meses de paixão, algumas mudanças semelhantes ocorrem entre parceiros românticos.

Parece que o cérebro de uma mãe evoluiu para esse comportamento. Assim, nossos cérebros contêm um modelo para a maternidade que existe antes mesmo de termos filhos, esperando para ser descoberto. A descrição de Sarah Walker parece correta; a maternidade é, de fato, um espaço desconhecido em um ambiente conhecido. Até você viver essa experiência, você não perceberá que seu cérebro criou caminhos – ou “salas não descobertas” – que se adaptam aos papéis que você deve desempenhar na maternidade.

Artigos Relacionados