Pontos chave:
1. Aos 3-4 anos de idade, as crianças começam a entender as características e propriedades dos objetos.
2. Elas passam da identificação de formas e cores para a compreensão de qualidades abstratas e usos dos objetos.
3. Um estudo mostrou que crianças de 4 anos são capazes de relacionar objetos por forma e função, enquanto as de 3 anos têm dificuldades com as relações funcionais.
4. Crianças de 36 a 48 meses apresentam desenvolvimento mensurável no pensamento abstrato e habilidades cognitivas.
Você já se perguntou como uma criança de 3 ou 4 anos entende as características ou propriedades de um objeto? Ou quando o seu filho usa o garfo para pegar a comida e comer sozinho, ele realmente entende como o talher é usado ou está apenas imitando você? Em que ponto esse marco do desenvolvimento cognitivo é alcançado? Neste artigo, vamos falar sobre como a capacidade de encontrar relações e padrões entre objetos, características físicas e propriedades abstratas se desenvolve.
Aos 3 anos, as crianças continuam aprendendo a identificar e classificar os objetos por cor, forma ou outras características. Entre 3 e 4, elas começam a desenvolver uma compreensão mais complexa dos objetos e qualidades abstratas, como devem ser usados e para que servem. Crianças mais velhas e adultos, por outro lado, pensam automaticamente em termos de função e uso, e entendem a complexa relação entre causa e efeito.
Uma equipe de pesquisadores e psicólogos da Universidade da Califórnia, em San Diego, da Universidade Vanderbilt e da Universidade de Minnesota estudou quando e como as crianças em idade pré-escolar começam a usar informações abstratas para relacionar os objetos cotidianos que as cercam. Em 2002, realizaram uma investigação na qual deram utensílios de cozinha comuns a crianças de 3 e 4 anos, pediram que os classificassem por forma e função e observaram as reações das crianças.
Eles descobriram que crianças de 4 anos não tiveram nenhum problema em seguir qualquer uma das duas regras, enquanto as de 3 anos não souberam ordenar os objetos de acordo com a função. No entanto, quando nenhuma instrução foi dada, as crianças mais velhas costumavam ordenar as coisas pela forma, a menos que fossem instruídas para fazer de outro jeito. Isso mostra que, nessa idade, muitas crianças já entendem tanto a forma quanto a função dos objetos aos quais estão expostas regularmente. Eles concluíram que, entre 36 e 48 meses de idade, as crianças continuam a desenvolver seu pensamento conceitual e abstrato, e que as habilidades cognitivas variam muito ao longo dos meses.