Pontos chave:
- Pintar estimula a criatividade e a percepção visual.
- Aprimora a coordenação olho-mão.
- Amplia o vocabulário expondo as crianças a palavras descritivas.
- Desenvolve o reconhecimento de cores, habilidades motoras finas e autoexpressão.
Segundo a Academia Americana de Pediatria e o Centro de Controle de Doenças, entre 36 e 48 meses de idade, muitas crianças já brincam com massinha e fazem bolinhas, tiras ou figuras simples; copiam formas geométricas, como círculos, linhas e quadrados; cortam papel com tesouras infantis; e conseguem se vestir e se despir, abrir frascos ou manipular fechos e botões grandes. Essas atividades requerem a coordenação de diferentes sistemas e músculos, além do domínio de movimentos precisos das mãos e dos dedos. Uma boa maneira de estimular o desenvolvimento das coordenações motoras grossa e fina do seu filho é misturar o jogo com atividades desafiadoras, algo que as crianças geralmente gostam.
Pintar figuras em livros para colorir ou desenhar livremente são duas excelentes atividades que ajudarão o seu filho a exercitar as habilidades físicas, a cognição e a criatividade. Colorir contribui para o desenvolvimento dele da seguinte maneira:
– Estimula a criatividade e a apreciação de semelhanças e diferenças visuais.
– Trabalha a coordenação olho-mão.
– Ajuda a expandir o vocabulário do seu filho, pois o incentiva (com a sua ajuda) a usar palavras para descrever linhas, cores, formas, padrões, perspectivas, etc.
– Estimula o reconhecimento e a atenção às cores. Seu filho será capaz de distinguir melhor os diferentes tons de uma cor se já tiver alguma expriência com eles.
– Fornece as bases para desenvolver uma boa destreza dos dedos, coordenação das mãos e força dos braços.
– Proporciona tarefas curtas, mas desafiadoras que, quando concluídas, estimulam a autoconfiança.
– É um excelente veículo para a autodescoberta e a expressão pessoal quando as palavras não são suficientes.
– Pintar respeitando as linhas de contorno ajudará o seu filho a entender o conceito de estrutura e a necessidade e as vantagens de ter limites.
– Exercita a atenção aos detalhes e o planejamento, ajudando-o a desenvolver funções executivas.
Uma resposta