Se alongar após o exercício é mais importante do que parece, embora seja fácil esquecer e com nossas vidas em ritmo acelerado.
Mas espere um momento, não pule o alongamento! Aqui estão algumas ótimas razões pelas quais você deve dar amor ao seu alongamento antes e depois do exercício (especialmente agora que está grávida!). O alongamento antes de se exercitar prepara seus músculos e corpo para enfrentar o que está por vir e aumenta o fluxo sanguíneo. Por outro lado, se alongar após o exercício reduz sua frequência cardíaca e retorna seu corpo à temperatura normal. Se você pular essas duas etapas, pode acabar tonta e com náuseas!
Quem gosta de cair ou se machucar? Ninguém! Então é melhor você tirar um tempo para se alongar antes e depois de cada exercício. Costuma levar cerca de 10 minutos e pode incluir coisas como andar de bicicleta ou dar uma caminhada, além de vários exercícios de alongamento.
Falando em alongamentos, eles são sua chave para manter a flexibilidade durante a gravidez e evitar dores e músculos tensos. Seu corpo está passando por muitas mudanças nesta fase, então não exija dele o mesmo que antes. Se adapte e flua!
Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo seus alongamentos:
– Vá devagar e suave (assim seus ligamentos relaxam e desfrutam).
– Não force nenhum alongamento, não há competição aqui.
– Nada de saltos ou movimentos bruscos, é melhor fluir.
– Não exagere no alongamento, evite ultrapassar o limite (deixe o espacate completo para mais tarde).
– Respire, respire, respire (não prenda a respiração).
– Se você às vezes sofre de dores nas costas, alongue essa região para aliviá-la (uma bola Bosu será sua melhor aliada!).
Para o primeiro trimestre, esqueça os alongamentos de costas, pois isso pode afetar o fluxo sanguíneo para o seu bebê. Ouça o seu corpo, aproveite as endorfinas liberadas com o exercício e não esqueça de se alongar antes e depois dos exercícios!