X
X

A atenção do bebê é prejudicada quando seus pais se distraem durante a hora de brincar

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

* Fotografia por Chen Yu

Seus olhos frequentemente se afastam quando você está brincando com o seu bebê? Em caso positivo, é hora de deixar o celular – ou qualquer outra distração – de lado quando for brincar com ele. Prestar atenção em seu filho e nos brinquedos com os quais vocês estão brincando pode realmente beneficiar muito o desenvolvimento cognitivo dele. A atenção sustentada é importante, pois é um forte indicador de sucesso futuro em áreas como a aquisição de linguagem, a resolução de problemas e outros marcos cognitivos fundamentais.

No passado, a atenção era vista como uma característica que as crianças melhorariam em seu próprio ritmo, e que não era afetada por fatores ambientais, como o comportamento dos pais ou dos cuidadores. No entanto, um novo estudo publicado na revista “Current Biology”, realizado por Chen Yu e Linda Smith, do Departamento de Ciências Psicológicas e do Cérebro da Universidade de Indiana, mostra os efeitos que os pais e os cuidadores exercem sobre as crianças simplesmente prestando atenção nelas por um longo período. Os pesquisadores descobriram uma correlação direta entre a quantidade de tempo que uma mãe, um pai ou um cuidador olha para um objeto com o qual um bebê está brincando e a quantidade de tempo que esse bebê permanece focado no mesmo objeto. Isso significa que olhar para o seu telefone durante a hora de brincar pode fazer com que o seu filho se distraia também!

X
banner kinedu desenvolvimento

Os pesquisadores descobriram que, quando os pais tiravam um tempo para observar o brinquedo por um longo período, essa ação também era espelhada pelo bebê. Na verdade, quanto mais tempo os pais mantinham o olhar no brinquedo, mais tempo a criança também olhava para ele, mesmo depois de os pais terem desviado o olhar. Um elemento adicional a ser considerado foi que os pais que tiveram mais sucesso em sustentar a atenção dos bebês foram aqueles que deixaram que os próprios bebês liderassem a brincadeira. Isso significa que os pais ou cuidadores esperavam até verem seus bebês se interessarem por um brinquedo, e depois intervinham, e expandiam o interesse dos bebês nomeando os objetos e incentivando a brincadeira.

Segundo Chen Yu, “Se os pais tentarem liderar a brincadeira, chamando a atenção de seus bebês para os objetos pelos quais eles se interessam, esse esforço poderá não ser bem-sucedido. No entanto, se os pais simplesmente seguirem o interesse de seus bebês, será mais fácil manter sua atenção”.

Por isso, se o seu filho está tendo dificuldade em manter a atenção por longos períodos, experimente essas dicas:

  • Deixe seu bebê assumir a liderança das brincadeiras;
  • Mantenha o foco em seu bebê e no brinquedo;
  • Incorpore o incentivo verbal;
  • Interaja com os objetos.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!