Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A capacidade de atenção do seu filho de 3 anos

Pontos chave:
1. As habilidades de atenção envolvem três redes cognitivas: alerta, orientação e controle executivo.
2. A alerta é manter-se sensível à informação, a orientação é focar na informação relevante e o controle executivo lida com conflitos.
3. O funcionamento adequado dessas redes é crucial para a atenção e o foco, envolvendo várias áreas do cérebro.
4. Para crianças de 3 a 5 anos, a duração da atenção pode ser estimada multiplicando a idade por dois ou cinco.

Segundo o especialista em neurociência Michael Posner, existem três redes cognitivas que se relacionam com diferentes funções da capacidade de prestar atenção. A primeira é o estado de alerta, que é definido como a capacidade de estar e permanecer em um estado de alta sensibilidade à informação. A segunda é a orientação, que se refere à capacidade de selecionar apenas a parte relevante da informação recebida. A última é a função de controle executivo, responsável por resolver conflitos com emoções, pensamentos e respostas que impedem a concentração.

X
banner kinedu desenvolvimento

Estes três componentes são necessários para “prestar atenção” ou “se concentrar” em algo. Quando o seu filho faz algo tão simples quanto prestar atenção à história que você está lendo antes de dormir, ele está realizando essas três funções da atenção e usando várias áreas do cérebro, como o córtex frontal e parietal. Essas partes do cérebro continuarão a se desenvolver até a adolescência, mas, aos três anos, ele já está estabelecendo bases importantes para essas habilidades. De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), você pode calcular quantos minutos dura o intervalo de atenção de uma criança entre três e cinco anos multiplicando a idade por dois ou cinco. Isso significa que seu filho de 36 meses pode se concentrar em um brinquedo ou em uma situação interessante por, no máximo, 15 minutos. Portanto, quando quiser realizar uma atividade com ele, tente fazer com que dure 10 minutos ou menos.

Artigos Relacionados