Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que as risadas do seu bebê expressam sobre o seu desenvolvimento?

Pontos chave:

  1. O “Eye tracking” se desenvolve por volta dos 4 meses de idade, mas os bebês ainda não têm permanência do objeto e não percebem que um objeto desapareceu quando é retirado.
  2. Os bebês entre 4 e 8 meses desenvolvem melhor acuidade visual e controle motor, levando-os a alcançar e perceber objetos mesmo quando estão escondidos.
  3. A permanência do objeto é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e é a compreensão de que os objetos ainda existem mesmo quando não são vistos ou tocados.
  4. Brincar de esconde-esconde com bebês pode estimular sua compreensão da permanência de objetos e outros desenvolvimentos cognitivos, que eles comunicam por meio de risos e sorrisos.

O que o sorriso do seu bebê expressa sobre o seu desenvolvimento?

Você já brincou de esconde-esconde com o seu bebê? Qual é a sequência de compreensão do cérebro do seu bebê em que ele percebe que, mesmo que você não esteja no seu campo de visão, você ainda pode estar lá? Durante os primeiros meses da vida do seu bebê, o fato de você não estar à vista, não significa que você não está lá.

“Eye tracking” é um processo que se desenvolve por volta dos quatro meses de idade, período em que uma criança já é capaz de seguir os movimentos de um objeto com os olhos.

X
banner kinedu desenvolvimento

Entretanto, se você mostrar um objeto para uma criança, você pode estar interessado, mas a criança não estará consciente quando você a esconder porque ele não está ciente de que o objeto ainda existe. Por volta dos 4 e 8 meses de idade, os bebês desenvolvem melhor acuidade visual e mais desenvolvimento psicomotor controlado. Isso influencia que a criança atinja objetos, independentemente de quão ocultos estejam. Esta é uma indicação de que a criança começa a perceber que, mesmo que o objeto não esteja em vista, ele ainda está lá. Por volta dos 8 a 12 meses de idade, a memória se desenvolveu a ponto de lembrar o objeto. Se um objeto está completamente fora de vista, eles ainda procuram por ele. É exatamente por isso que eles gostam de brincar de esconde-esconde e adoram ser surpreendidos com um lenço para descobrir os objetos escondidos. A permanência de objetos é um processo de compreensão no qual eles sabem que um objeto ainda existe, mesmo que não possa ser tocado ou ouvido. Várias outras avenidas estão sendo desenvolvidas neste estágio, como vias visuais e motoras e a capacidade de capturar / alcançar objetos. Tudo isso é crítico para a permanência do objeto. O conceito de permanência do objeto é significativo no papel da teoria do desenvolvimento cognitivo – introduzida por Jean Piaget. Ele sugeriu que, durante esse estágio de desenvolvimento da coordenação motora, os bebês entendem o mundo através dos sentidos, como visão, paladar, tato e movimento. Os bebês começam a ser egocêntricos, eles não têm conceitos de um mundo existente separado do seu próprio ponto de vista e experiência. No entanto, eles adquirem esse conhecimento mais tarde. Este fato vem com uma ansiedade de separação de custos. A ansiedade de separação leva ao apego e à timidez que a criança experimenta em torno de pessoas desconhecidas. Por que isso acontece? O bebê começa a se sentir ansioso agora que se lembra de que sua mãe ou pai foi embora e se foi. A permanência dos objetos é fundamental, pois nos traz a capacidade de entender que os objetos que nunca vimos ainda existem. Por exemplo, sem nunca ter ido para a Itália, você sabe que existe uma Torre de Pisa. Cada vez que você começa a brincar de esconde-esconde com seu filho e ele responde com risadas, é um sinal de que você ganhou essa nova percepção. Risos e sorrisos são o modo como seu bebê tem que comunicar esses desenvolvimentos cognitivos. Essas formas de comunicação revelam que a criança entendeu os conceitos subjacentes a esses jogos. Eliot, L. (1999). Cada vez que você começa a brincar de esconde-esconde com seu filho e ele responde com risadas, é um sinal de que seu filho ganhou essa nova percepção. Risos e sorrisos são a maneira de o seu bebê comunicar esses desenvolvimentos cognitivos.

Artigos Relacionados