X
X

A importância das brincadeiras de faz-de-conta

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Quando as pessoas pensam em brincar, elas pensam automaticamente em crianças fazendo exercícios físicos, como jogar bola ou brincar em gangorras e balanços – em outras palavras, crianças explorando seus ambientes físicos. A brincadeira tem se mostrado uma atividade fundamental no desenvolvimento dos primeiros anos de uma criança – até mesmo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos reconheceu isso como um direito para todas as crianças! Mas, embora o jogo físico seja a primeira coisa que vem à mente, esse não é o único tipo de brincadeira. Na verdade, há outro tipo: a brincadeira de faz-de-conta, que chamou a atenção de muitos pesquisadores, educadores e psicólogos por causa dos diversos benefícios que ela pode proporcionar.

De acordo com Laura E. Berk, renomada professora e pesquisadora na área de desenvolvimento infantil, a brincadeira de faz-de-conta estimula os sentidos e gera oportunidades de exploração e pensamento criativo que podem ajudar seu filho a melhorar várias habilidades linguísticas, emocionais, sociais e cognitivas – incluindo a criatividade, a inibição de impulsos e a empatia!

Dada a importância dessa brincadeira, muitos pais podem se perguntar: com que idade a capacidade de fingir e se colocar em um “papel de mentirinha” começa a surgir nas crianças?

Segundo a pesquisa, a brincadeira de faz-de-conta surge quando o bebê tem cerca de 12 a 18 meses de idade. Na verdade, quando seu filho completar 18 meses, você começará a perceber comportamentos como tentar alimentar uma boneca com uma colher, ou escolher um bloco e trazê-lo para seus ouvidos como se ele fosse um telefone. Embora as primeiras formas de brincadeira de faz-de-conta sejam, em sua maioria, solitárias, no momento em que seu filho completar 2 anos de idade, você notará que ele começará a desfrutar da presença de outras pessoas. O brincar permite que as crianças desenvolvam sua imaginação, agilidade física, cognição e força emocional. É através da brincadeira que as crianças aprendem desde cedo a interagir com as pessoas e a entender o mundo ao seu redor.

Mas o que os pais podem fazer para promover as brincadeiras de faz-de-conta?

X
banner kinedu desenvolvimento

A pesquisa mostrou que, por exemplo, os pais que leem histórias na hora de dormir, ou aqueles que conversam frequentemente com seus filhos, descrevendo e explicando as ações cotidianas, os objetos, os eventos, a natureza e as pessoas, são os que mais incentivam a brincadeira.

Se você quiser encorajar a brincadeira em seu bebê, confira essas dicas:

  • Histórias: Convide seu filho a contar sua história favorita ou peça a ele para imaginar seu próprio final ou distorcer a história. Por exemplo, você pode tentar fazer perguntas como: "O que você acha que vai acontecer a seguir?"; ou "E se o menino não puder encontrar o tesouro?".
  • Brinquedos: Certifique-se de que seu filho tenha acesso frequente a brinquedos, bonecas ou bichos de pelúcia. Eles não precisam ser comprados em uma loja – você pode criá-los com materiais que você tenha em casa, como meias e caixas! Por meio do brincar imaginativo, as crianças tendem a atribuir facilmente sentimentos aos objetos ou brinquedos, o que é uma ótima maneira de expressar seus pensamentos e ideias.
  • Caixas de brinquedos: Crie uma caixa ou uma sacola cheia de materiais que correspondam a um tema específico, como um restaurante ou um zoológico. Pegue vários materiais diferentes e você verá seu filho explorar sua criatividade.
  • Dê tempo: Brincadeiras de faz-de-conta não se enquadram em intervalos de 15 minutos. Deixe ele explorar e melhorar sua criatividade. Tenha em mente que nenhum material, ambiente ou história pode interromper esta hora de brincar e explorar ideias!

Então, da próxima vez que seu filho estiver envolvido em brincadeiras de faz-de-conta, não o apresse para outras atividades. Deixe que que ele brinque, pois é um tempo bem investido!

Aqui está uma atividade do Kinedu que você pode usar para incentivar a brincadeira com seu filho:

http://youtu.be/BT7bQ_GgEyY

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “A importância das brincadeiras de faz-de-conta”

  1. Pingback: 7 brincadeiras para crianças - Kinedu Blog

Comentários encerrados.