Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Por que o desenvolvimento socioafetivo é crucial para as crianças?

como o desenvolvimento socioafetivo afeta o futuro do seu filho

Pontos-chave:

  1. O desenvolvimento socioafetivo é um preditor de sucesso melhor que o QI. Estudos mostram que o controle emocional leva a resultados melhores.
  2. O sistema límbico, influenciado tanto pela genética quanto pelas experiências, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento socioafetivo.

Nós temos a tendência de ignorar o desenvolvimento socioafetivo quando se trata de observar o desenvolvimento geral do nosso bebê. Analisamos de perto o desenvolvimento motor e nos preocupamos com seus futuros QIs.

No entanto, a estabilidade emocional e a capacidade de controlar e detectar sentimentos são, indiscutivelmente, fatores mais determinantes para o sucesso.

Não acredite em mim, acredite na ciência!

Se esse argumento não lhe parece convincente, vamos recapitular um estudo que foi realizado há alguns anos.

Em seu famigerado “teste do marshmallow”, Walter Mischel estudou a gratificação tardia com crianças de 4 anos de idade. As crianças receberam um marshmallow e foi dito a elas que poderiam comê-lo na mesma hora ou esperar até que o pesquisador voltasse 15 minutos depois.

No segundo caso, elas receberiam outro marshmallow. Algumas crianças eram incapazes de controlar seus impulsos, enquanto outras, embora tivessem dificuldades e fechassem os olhos para evitar a tentação, eram capazes de esperar por sua recompensa.

Estudos posteriores descobriram que o desempenho neste teste previa o sucesso no final do ensino médio com mais precisão do que seu resultado de QI na época.

As crianças que conseguiram controlar seus impulsos, mais tarde, se sairiam melhor em suas pontuações SAT (exame para admissão nas universidades americanas) do que aquelas que eram mais impulsivas.

Elas eram mais conscientes e melhor adaptadas socialmente. Assim, toda a inteligência no mundo não será tão eficaz se uma criança não tiver inteligência emocional.

X
banner kinedu desenvolvimento

Onde o desenvolvimento socioafetivo acontece?

O sistema límbico é uma estrutura que está envolvida na motivação, emoção, aprendizagem e memória, e leva em consideração nosso temperamento nato ou nossa personalidade maleável. Esse sistema tem um grande conjunto de estruturas neurais que são moldadas tanto pela natureza quanto pela criação.

O “temperamento” se refere aos nossos traços emocionais inatos, e ele tende a evoluir, mas permanece praticamente estável durante o curso de nossas vidas. No entanto, o ambiente pode moldar nosso sistema límbico por meio das experiências e das interações sociais. Essa moldagem cria o que chamamos de “personalidade”.

Por que algumas pessoas têm personalidades negativas, enquanto outras parecem ser mais otimistas?

Essas variações também se aplicam a comportamentos sociais, como uma personalidade tímida versus uma personalidade mais extrovertida. Essas diferenças são, em grande parte, genéticas, mas podem ser levemente moldadas na primeira infância.

O córtex límbico se desenvolve lentamente, e é por isso que os bebês não sentem exatamente o mesmo que um adulto. 

E a memória?

Existem outras partes do sistema límbico que demoram a se desenvolver, como as estruturas associadas ao armazenamento de memória. Isso explica porque a maioria dos bebês não se lembrarão de suas primeiras experiências. 

A memória e a emoção estão anatomicamente ligadas, e isso é explicado amplamente pela psicologia evolucionista. É benéfico se lembrar de algo emocionalmente impactante.

Por exemplo, os bebês reconhecem rostos de pessoas que os machucaram, assim como os daquelas que os impactaram positivamente. Eles criam uma associação e, assim, aprendem a evitar certas pessoas e situações.

Se houver uma inconsistência nessa fase de aprendizagem, eles provavelmente não conseguirão desenvolver confiança e segurança emocional. Mesmo que a criança não se lembre conscientemente de uma situação dolorosa ou que lhe causou medo, seu sistema límbico inferior armazena essa emoção e a pessoa associada a ela. 

O desenvolvimento socioafetivo é fundamental e pode afetar o futuro. É por isso que é importante observá-lo e entender suas bases, a fim de aproveitar a possibilidade de moldar o sistema límbico por meio de uma criação sensível.

Artigos Relacionados