Pontos chave:
- A memória de trabalho é importante para tarefas mentais de curto prazo e nos permite reter informações em nossa mente.
- As áreas exatas do cérebro envolvidas na memória de trabalho são complexas e podem variar dependendo das características da tarefa em questão.
- A memória de trabalho está intimamente relacionada às habilidades de atenção de uma pessoa.
- Os avanços das crianças na memória de trabalho durante os primeiros anos de vida lhes permitirão lembrar e completar tarefas que envolvem vários passos, e os pais podem envolver os seus filhos em jogos que envolvam tarefas de curto prazo para desenvolver ainda mais a sua memória de trabalho.
A memória de trabalho, como o próprio nome diz, é a capacidade cognitiva que nos permite manter certas informações em nossa mente durante o tempo necessário para executar uma tarefa mental. Graças a isso, podemos acessar facilmente informações quando pensamos ou fazemos algo a curto prazo. Como você pode imaginar, a memória de trabalho é indispensável para tudo, até mesmo para as tarefas mais simples, porque, sem ela, perderíamos o fio do que estávamos fazendo no meio de uma atividade. Dirigir, responder uma mensagem de texto ou cozinhar seriam ações impossíveis sem a memória de trabalho do nosso cérebro.
Os cientistas ainda não foram capazes de identificar as áreas exatas do cérebro onde a memória de trabalho está localizada. No entanto, eles sabem que usamos muitas partes do córtex pré-frontal, a parte do cérebro que está logo atrás da testa. Parte das dificuldades que os pesquisadores enfrentam quando estudam a memória de trabalho é a complexidade. Dependendo das características da tarefa que está sendo executada, o cérebro ativa diferentes áreas do cérebro para ajudar a reter informações relevantes, sejam elas visuais, auditivas, sensoriais, etc. Entre outras, a médica neurocientista Anne Berry, do Laboratório Jagust, da Universidade de Berkeley, sugere em suas publicações que a memória de trabalho está intimamente relacionada à capacidade de atenção das pessoas. Essa relação é tão intuitiva que, por razões práticas, muitos psicólogos consideram a memória e a atenção como um todo indivisível.
De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), o impressionante progresso cognitivo do seu filho durante os primeiros anos de vida, incluindo o desenvolvimento da memória de trabalho, permitirá que ele se lembre e complete tarefas que exigem vários passos quando ele estiver próximo de completar três anos. Isso também significa que, nessa idade, você já pode propor atividades que exigem várias tarefas a curto prazo: desenhar, ler uma história juntos com a participação dele na narrativa, projetar jogos imaginários mais complexos, etc. Considere que a memória de trabalho do seu filho é como uma nota adesiva que o cérebro escreve e deixa à vista. Isso permitirá que você mantenha algo em mente e, em seguida, decida se essa informação é relevante o suficiente para ser armazenada na memória de longo prazo.