Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

É seguro consumir adoçantes artificiais?

Sabemos que a gravidez pode ser repleta de desejos por coisas doces! Por isso, hoje queremos falar sobre adoçantes artificiais, para que você possa garantir que você e seu bebê estejam consumindo alimentos seguros.

Embora seja necessária mais pesquisa, tenha em mente que o consumo excessivo de açúcar e adoçantes artificiais durante a gravidez pode ser prejudicial para o desenvolvimento do seu bebê, então fique atenta ao seu consumo: mulheres grávidas não devem consumir mais de 30g de açúcares livres por dia.

Dito isso, no mundo moderno de hoje, não é realista evitar adoçantes completamente, por isso queremos ajudá-la a se informar para que você possa tomar as decisões corretas para você e seu bebê!

Antes de chegarmos aos adoçantes aprovados pela FDA, é importante notar que a Organização Mundial da Saúde publicou recentemente uma recomendação para evitar o uso de adoçantes artificiais como forma de controle de peso ou para o tratamento de doenças não transmissíveis (como diabetes), pois a ambiguidade dos riscos supera os benefícios. Portanto, tente evitá-los sempre que possível. Lembre-se, às vezes não se trata apenas de calorias, mas de qualidade!

A FDA aprovou os seguintes adoçantes artificiais não nutritivos como seguros para consumo durante a gravidez, em moderação: Stevia, Pure Via, Sweet Leaf, Truvia (que são Rebaudioside A); Splenda (que é Sucralose); Equal, NutraSweet, Nutra-Taste (que é Aspartame); Acesulfame-K (também conhecido como Sunnette).

X
banner kinedu prenatal pt

Nutricionistas apontam que mulheres grávidas não devem consumir mais do que 1-2 porções de aspartame por dia.

Sorbitol e Xilitol são adoçantes encontrados em doces e gomas sem açúcar. Eles também são considerados seguros durante a gravidez, mas se consumidos em grandes quantidades, podem causar problemas gastrointestinais.

Eritritol é outra opção de adoçante que é geralmente reconhecido como seguro pela FDA e, como todas as substâncias mencionadas anteriormente, é melhor usado com moderação durante a gravidez.

Sacarina definitivamente não é recomendada para mulheres grávidas, pois estudos mostraram que ela pode atravessar a placenta e permanecer nos tecidos fetais, e algumas instituições ainda a consideram um carcinógeno leve. Se você acidentalmente consumir algo com sacarina, não entre em pânico, uma pequena quantidade não prejudicará seu bebê. Mas tente ter um cuidado especial se estiver amamentando, pois ela pode ser transmitida através do leite materno.

Um adoçante que tem ganhado destaque no mundo sem açúcar ultimamente é o Monk Fruit. De acordo com a FDA, o extrato de monk fruit é considerado seguro para uso durante a gravidez, mas tenha em mente que é um produto relativamente novo e há pouca pesquisa sobre seus possíveis efeitos, então, assim como todos os outros, consuma-o com moderação.

Lembre-se de perguntar ao seu médico sobre suas recomendações, pois eles podem ter notas ou restrições específicas para o seu caso particular e ter mais informações sobre como certas substâncias podem afetá-la a você e seu bebê. E não esqueça da regra de ouro: tudo com moderação! Aproveite seus desejos enquanto mantém um equilíbrio saudável!

Artigos Relacionados