Pontos chave:
- O vocabulário de uma criança está diretamente relacionado ao seu sucesso acadêmico futuro.
- Aos dois anos, o vocabulário das crianças se expande significativamente, chegando a cinquenta palavras ou mais.
- Os pais podem ajudar os filhos a aprender novas palavras deixando-os assumir a liderança, respondendo de acordo com a situação, usando gestos, lendo e falando sobre coisas abstratas.
Pesquisas mostram que o número de palavras que uma criança usa está diretamente relacionado ao seu futuro desempenho acadêmico. Então, ter um vocabulário amplo pode ajudar o seu filho a se preparar melhor para a escola e para a vida em geral! Por volta dos dois anos de idade, o vocabulário das crianças se expande significativamente, chegando a 50 novas palavras ou mais. Então, depois de três anos, seu léxico ativo se expande para mais de 300 palavras. Em média, uma criança tem a capacidade de adquirir de quatro a seis novas palavras por dia.
Você quer ajudar o seu filho a aprender novas palavras? Estas são algumas coisas que você pode incorporar em suas interações diárias:
– Deixe-o liderar: Quando você interagir com o seu filho, primeiro observe o que ele está fazendo e no que está interessado. Então, espere ele se comunicar com você e, finalmente, ouça com atenção. Seu filho será mais motivado a interagir se ele mesmo começar a conversa.
– Siga o fluxo: Quando o seu filho se comunicar com você, siga o fluxo e responda de acordo com a situação. Comente sobre o que ele disse e participe do jogo dele.
– Use gestos: Gesticular é uma excelente ferramenta para aprender novas palavras. Usar gestos ajuda o seu filho a entender melhor o significado das palavras.
– Leia: Ler um livro é a maneira perfeita de ampliar o vocabulário! Quando estiver lendo, faça conexões entre o que está acontecendo na história e o que acontece na vida do seu filho. Além disso, quando encontrarem uma nova palavra, incorpore-a nos diálogos durante os dias seguintes. Dessa forma, ele começará a lembrar do significado.
– Fale sobre coisas abstratas: Fale com o seu filho sobre sentimentos, experiências passadas ou coisas imaginárias. Seja criativo e veja além do que vocês podem ver.
Com tempo e muita paciência, chegará o dia em que o seu filho não parará de falar. Nunca deixe de se surpreender com o seu desenvolvimento!