Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é consciência fonológica?

Pontos chave:
1. A consciência fonológica é crucial para o desenvolvimento da alfabetização em crianças em idade pré-escolar.
2. Ensine ao seu filho os sons das letras, não apenas seus nomes.
3. Participe de jogos fonéticos para ajudar seu pequeno a reconhecer os sons individuais nas palavras.
4. Ler livros com rimas e criar palavras que rimam ajudam a aprimorar a consciência fonológica.

Entre 3 e 5 anos de idade, a alfabetização de crianças em idade pré-escolar começa a se desenvolver e estabelece as bases para as futuras habilidades acadêmicas e de leitura. Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Adquirir uma consciência fonética será fundamental para a alfabetização. Também é o melhor indicador de quão bem uma criança aprenderá a ler.

Quando o seu filho conseguir distinguir os sons individuais que ouve, ele poderá relacioná-los à representação visual, seja uma letra ou uma palavra. Portanto, ao invés de lhe ensinar os nomes das letras do alfabeto, é melhor ensinar os sons de cada uma. Isso será muito mais útil para a alfabetização dele. Por exemplo, diga “mmm” ao invés de chamar a letra de “eme”.

Há muitos jogos fonéticos curtos e divertidos que você pode jogar em casa com o seu filho para ajudá-lo a isolar e discernir os sons individuais dentro das palavras. Por exemplo:

X
banner kinedu desenvolvimento

– Treinem isolar os fonemas, pedindo que ele diga os sons individuais que ele ouve em uma palavra. Lembre-se de que você não deve se concentrar na ortografia, mas nos sons da palavra. A palavra cachorro terá seis sons: /k/, /a/, /X/, /o/, /R/ e /o/.

– Uma versão mais avançada desse jogo é mudar o primeiro som da palavra para um novo. Por exemplo, mude o som do gato /g/ para /p/ para formar a palavra pato.

– Brinquem com rimas sempre que possível. Façam isso enquanto estiverem no carro ou esperando na fila do supermercado. Este é um passatempo divertido, que irá estimular a consciência fonológica do seu filho.

– Ajude o seu filho a pensar em palavras que começam com o mesmo som. Por exemplo, mencione palavras que começam com o fonema /m/, como mãe, muito e mão.

– Leia histórias com rimas. Elas são muito divertidos e as crianças dessa idade adoram! Procure livros que sejam divertidos de ler em voz alta e fáceis de memorizar. Depois de ler algumas vezes, seu filho poderá acompanhá-lo e ajudá-lo a concluir as frases.

Artigos Relacionados