Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que acontece com o meu cérebro durante a gravidez?

Estudos têm revelado conhecimentos fascinantes sobre as mudanças que ocorrem no cérebro de uma mulher durante a gravidez. Cada uma dessas mudanças tem um propósito específico e contribui para a incrível jornada da maternidade. Vamos ver algumas dessas descobertas:

1. Mudanças estruturais: o cérebro passa por uma redução de tamanho, cerca de 7%, que pode ser atribuída a mudanças estruturais e formação de novas conexões neuronais. Áreas associadas ao afeto são ativadas, enquanto aquelas relacionadas ao julgamento são desativadas. Além disso, há uma perda de matéria cinzenta em regiões específicas do cérebro das novas mães. Curiosamente, os pesquisadores observaram que as mulheres que experimentam uma maior perda de matéria cinzenta nessas áreas também relatam sentimentos mais fortes de apego em relação a seus bebês.

2. Distração: muitas mulheres grávidas podem se sentir mais distraídas durante a gravidez. No entanto, os estudos indicam que a maternidade na verdade estimula a inteligência, levando a mudanças positivas. Essa distração muitas vezes ocorre porque a futura mãe presta mais atenção às suas ações, permitindo que ela perceba quando momentaneamente perde o foco.

X
banner kinedu prenatal pt

3. Mudanças hormonais: a gravidez envolve mudanças hormonais perceptíveis. O aumento do hormônio progesterona reduz a produção de cortisol, protegendo o bebê dos efeitos do estresse materno. Além disso, os níveis elevados de ocitocina promovem o desenvolvimento de um vínculo de apego e confiança entre a mãe e o bebê. Os níveis de ocitocina aumentam durante o parto para aliviar a dor, e durante a amamentação para facilitar a produção de leite.

4. Maior alerta e sentidos aguçados: as mães experimentam maior alerta e sentidos aguçados, especialmente no olfato e na audição, durante e após a gravidez. Isso lhes permite distinguir o choro de seu bebê dos outros e estar atentas às necessidades e possíveis perigos do bebê.

Cada uma dessas mudanças no cérebro dá à mãe a capacidade de criar e cuidar de seu bebê. O apego e a conexão entre uma mãe e seu bebê começam durante a gravidez e se aprofundam à medida que o bebê nasce e cresce. É realmente notável como essas mudanças cerebrais apoiam a jornada da maternidade.

Aceite as maravilhas dessas mudanças e aprecie o vínculo especial que você está desenvolvendo com seu bebê. As transformações em seu cérebro estão te preparando para ser uma mãe atenciosa e amorosa. Aproveite esta jornada extraordinária e sinta-se orgulhosa das incríveis mudanças que estão ocorrendo dentro de você!

Artigos Relacionados